Feira de Santana: Cem equipes atuam nas Unidades de Saúde da Família

alt

O cidadão de Feira de Santana tem a sua disposição cem equipes atuando nas 87 Unidades de Saúde da Família (USF). Ainda nesta semana, esse número será ampliado. Será inaugurada, nesta sexta-feira, 17, mais uma unidade no bairro Gabriela, que vai contar com duas equipes de profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e odontólogos prestando serviços à população.

 

Em cada uma das USF há pelo menos uma equipe de profissionais de saúde, que desenvolve um trabalho em conjunto com os agentes comunitários. Outras contam com duas equipes. É o caso da USF Roque de Carvalho Cordeiro, no conjunto Feira VI, e USF Dr. Renato D’El-Rey Sá Bittencourt Câmara, localizada na rua do México, bairro Tomba, que foram inauguradas no último mês maio, e agora, na Gabriela.

 

De acordo com a chefe da Atenção Básica, Valdenice Queiroz, cada uma dessas equipes é responsável por uma área de abrangência, atendendo em média quatro mil usuários.

Proporcionalmente é uma das maiores redes do país. “As equipes acabam atendendo até mais pessoas, sobretudo, nos bairros onde estão localizados os empreendimentos residenciais do Minha Casa, Minha Vida”, afirma.

 

De acordo com Valdenice Queiroz, ainda neste mês, a previsão é que o Governo Municipal entregue à população mais três Unidades de Saúde da Família, contemplando os bairros Campo Limpo, Alto do Rosário e Expansão Feira IX. Ela observa que a maioria das unidades atende as necessidades de bairros periféricos e distritos. Entre as localidades beneficiadas, nos últimos três anos, com a construção de novas USF incluem os bairros Panorama, Liberdade, Tanque da Nação, Conceição II, Feira VI, Tomba, Pedra do Descanso e o distrito de Maria Quitéria.

 

Inauguração e reforma de unidades

 

Segundo a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, o número de unidades e equipes de saúde que Feira de Santana disponibiliza mostra o comprometimento do Governo Municipal com a população.

“Ampliamos o acesso aos serviços de saúde com a construção de novas unidades, bem como reformamos outros equipamentos, com a adequação de novos espaços, para atender com ainda mais qualidade a nossa população. Isso é resultado de um governo comprometido com a saúde do seu povo”, afirma.

 

Entre as dezenas de USF que passaram por reforma incluem aquelas situadas nos bairros Novo Horizonte, Alto do Rosário, Mangabeira, Baraúnas, povoado do Galhardo, no distrito Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), Alto do Papagaio e na Mantiba. Enquanto isso, outras ainda seguem com obras. É o caso da construção de Unidade Básica de Saúde, no Corredor dos Araças, região do bairro SIM.

 

Além das Unidades de Saúde da Família, os recursos da Prefeitura de Feira de Santana foram aplicados também em outros equipamentos, a exemplo da construção da Unidade de Pronto Atendimento, no bairro Queimadinha, que já se aproxima da fase final, e na construção de uma policlínica no distrito de Maria Quitéria, que será inaugurada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, no dia 23 de junho.

 

O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez, que são geridos pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, também receberam atenção da Prefeitura Municipal.

 

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Foto: Reprodução Ascom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui