Fechamento de hospitais

Em Teixeira de Freitas, o promotor pediu o fechamento do hospital municipal e da Unidade Materno-Infantil (UMI) por estarem com irregularidades na infraestrutura e legais, como ausência de alvará de funcionamento. Foi a herança da administração anterior, que falava em prosa e verso que era um modelo na saúde. Mas, o fechamento de um hospital depende de uma série de fatores, e ninguém acredita que nenhum juiz seria favorável. Depois da divulgação da matéria do Jornal Alerta, o secretário municipal de Saúde deu uma entrevista à Rede Sul Bahia anunciando a reforma e ampliação dos hospitais e dos postos de saúde.

Carta aberta ao deputado

Ao tomar conhecimento de que o deputado Temóteo Brito não estava satisfeito com o trabalho do “Blog Foco no Poder”, resolvemos lhe enviar uma correspondência, de domínio público, para deixar claro que o nosso trabalho é profissional e não partidário, a favor ou contra qualquer político de Teixeira e até mesmo fora do âmbito municipal. Para isso, publicamos a carta no próprio blog esclarecendo o nosso objetivo, que é debater, opinar e compartilhar sobre o contexto político com imparcialidade. Não seremos situação, nem oposição; teremos uma posição clara em defesa dos interesses comunitários. Defenderemos os cinco itens que representam a sigla LIMPE, que está no Artigo 37 da Constituição Brasileira.

Um exemplo a ser seguido

No mês de abril foi feita uma pesquisa “quanti-quali” no Município de Maiquinique, Sudoeste da Bahia, para medir o nível de satisfação popular com a gestão da prefeita Menininha. Embora ela tenha ganhado a eleição com apenas 1,5% de diferença, com a cidade dividida, hoje ela está conseguindo um bom índice de aprovação do seu governo: enquanto 34 % dos entrevistados aprovam, apenas 18 % reprovam, sendo que 38 % consideram regular. Outro dado importante é que sobre as características pessoais, 47 % dos entrevistados a consideram honesta e trabalhadora, e nenhum diz que ela é desonesta; o que é muito raro numa avaliação.

São João em Itamaraju

A festa de São João em Itamaraju é tradicional, mas, o prefeito tomou a atitude de cancelar esse ano devido às dificuldades financeiras vivenciadas pelo município. Uma medida prudente para não sacrificar mais ainda a cidade. No entanto, a classe empresarial se reuniu e está tentando viabilizar a festa, isso porque traz benefícios para o comércio. Já em Teixeira de Freitas, mesmo o prefeito tendo decretado estado de emergência, bancou com recursos próprios a maioria dos gastos, que, segundo prestação de contas promovido pela prefeitura à imprensa, chegaram a R$ 898 mil, dos quais, R$ 541 mil foram de recursos próprios.

Ecologia e Sustentabilidade

Existe um projeto de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias que está engavetado. Algumas ações tímidas foram feitas pelo governo. Todavia, as obras essenciais de infraestrutura ainda continuam emperradas, como nos aeroportos de Caravelas e Teixeira de Freitas, que foram iniciadas, mas estão paralisadas; e o Governo não dá nenhum retorno às reivindicações regionais. No que diz respeito à ecologia, absolutamente nada foi feito até o momento. Essas duas bandeiras precisam ser encampadas pelos políticos regionais.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui