FÉ E LUCIDEZ

“Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” (Lucas 5.8)

Não podemos seguir pelo caminho da fé cristã sem acabar nos encontrando com a verdade sobre nós mesmos. Por isso, quanto mais caminharmos nessa fé, mais consciência teremos de quem somos e de que somos pecadores. Em contrapartida, mais nos impressionaremos com a graça e o amor de Deus.

Seguir o caminho da fé cristã e encontrar-se diariamente com Deus. O Deus que nos acostumamos a adorar no templo passa a estar presente em nosso cotidiano, nos lugares mais comuns e corriqueiros da vida. E ao experimentamos essa proximidade, que nos levará a conhecê-lo mais, cresceremos em lucidez e clareza sobre a vida e sobre nós mesmos. Mais clareza e verdade sobre Deus leva-nos a mais clareza e verdade sobre a existência. Deus é luz que nos ilumina a vida. Por isso, comunhão com Deus sempre promoverá mais lucidez. Se promover obtusidade, é porque trocamos Deus por um ídolo que chamamos de Deus.

O que aconteceu com Pedro nos serve de ilustração. Ele estava pescando com seus amigos e Jesus apareceu na praia. Apesar de todo esforço da noite anterior, não pegaram sequer um peixe. Jesus então pediu para lançarem as redes para o outro lado do barco. Eles o fizeram e elas voltaram cheias de peixe. O milagre da pesca foi o caminho para abrir os olhos de Pedro para que reconhecesse melhor a Jesus. E então, de imediato, Pedro assumiu a verdade de quem era: um pecador.

Quando seguimos pelo caminho da fé cristã tanto a santidade de Deus quanto o nosso pecado ficam claros. E com isso percebemos melhor quão maravilhosa é a graça, quão grandiosa a misericórdia e sublime o perdão. O encontro de nossa indignidade com o amor divino, de nossa miséria espiritual com a riqueza do Criador, muda nosso modo de pensar, sentir e compreender todas as coisas e a nós mesmos. Passamos a lidar com a vida e com o nosso próximo de um jeito novo.

Por isso, tome cuidado: não faz sentido orar e ler a Bíblia e ao mesmo tempo seguir cego sobre si mesmo, considerando-se melhor que outros pecadores, e revelando-se incapaz de amar e acolher. Cuidado, pois nem sempre nossa prática religiosa é o mesmo que estar no caminho da fé cristã. Cuidado. Cuidado. Muito cuidado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui