FAZENDA CASCATA

Há meses, esse escriba esteve em um dos lugares mais belos dessa Teixeira: a Fazenda Cascata. Naquela ocasião, a tristeza foi imensa: o velho casarão estava em ruínas, a Casa da Farinha também, a Fazenda, verdadeiro patrimônio dessa terra, estava completamente estiolada. Comentei o fato com Zé Sérgio e Cristina, os dois que moram naquele paraíso. Zé Sérgio, com todo o entusiasmo da paixão, me mostrou, ele e Cristina, o projeto entregue a PETROBRÁS para revitalização da Casa da Farinha e do Casarão. Pois domingo, dia 6 de novembro, esse escriba foi levado por Zé Sérgio à Cascata. As obras do casarão estavam terminadas, refeito o telhado, tudo novinho, pintado de azul e branco, resplandecente. Na véspera, os alunos de história da UNEB, juntamente com a professora Eliana, lá estiveram e colocaram as peças antigas em seus lugares: camas, quadros, louças, porcelanas. A varanda foi reconstituída com as mesmas táboas de 100 anos atrás, recuperadas. Agora, revitalizada, a Cascata lá está. O sonho de Zé Sérgio e Cristina volta a luzir e posso chamar Zé Sérgio de Passageiro da Esperança. Ele batalhou e hoje a Fazenda Cascata recupera parte de sua antiga beleza. Esse escriba, para o próximo número de nossa edição impressa, promete uma matéria completa sobre a Cascata.

Assim que as lágrimas secarem.

A VICE LÍDER DO GOVERNO WAGNER

Estupefato, esse escriba, já de per si abibolado, lê a notícia de que a deputada e primeira dama de Eunápolis, Claudia Oliveira, agora é a vice líder do governo Wagner na Assembleia. Cristã nova no PSD, Cláudia, marinheira de primeira viagem, se vê escolhida para um posto que contempla o mais novo partido da base aliada, em detrimento de outros mais antigos e do PT.

Seria essa a new-politic do governo Jacques Wagner?

PALANQUES

Como procederá JW na questão dos palanques dos candidatos a prefeito? Por exemplo, em Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Em Teixeira, o ex-prefeito Timóteo Brito, agora da base aliada do governador, é pré-candidato. Também o é o Dr. João Bosco Bittencourt, do PT, aliás, partido do governador. Em Porto Seguro, o governador teria dois palanques, o de Abade e o da deputada Cláudia Oliveira, agora vice-líder do governo na Assembleia. Segundo os analistas, periga o governador não subir em palanque algum nessas duas cidades.

Bem ao feitio contemporizador de Wagner.

MORTE DE GELSON DOMINGOS

Rapaz ainda, 46 anos, o cinegrafista da TV Bandeirantes, Gelson Domingos, morreu em cobertura jornalística de uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas na favela de Antares, em Santa Cruz, Rio de Janeiro. Detalhe: baleado no peito, o cinegrafista usava um colete à prova de bala, que não protegia contra tiros de fuzil. Gelson teve o peito atravessado por uma bala de fuzil. Ora, sabendo-se que nas chamadas “comunidade do tráfico” e na PM o fuzil é a arma mais usada, para que o colete? O artefato de proteção é fornecido aos jornalistas em coberturas consideradas de risco. A presidente do Sindicato, Suzana Blass, bateu pesado nas emissoras e afirmou que a morte do cinegrafista foi uma morte anunciada, porque os coletes fornecidos pelas empresas de comunicação não resistem a tiros daquela arma. Ela afirmou que o sindicato vai recorrer à justiça para proteger a família de Domingos. Para ela, o colete é uma maquilagem e as emissoras só o fornecem porque a convenção coletiva de trabalho estabeleceu que o equipamento é essencial em coberturas de risco.

É desta maneira: empresas de comunicação, a não ser obrigadas, não querem nem saber de medidas de proteção aos seus profissionais, pois essas medidas trazem despesas.

Código de conduta nelas.

POBRE TEIXEIRA, Ó QUÃO DESSEMELHANTE

Há tempos, sua excelência, o prefeito da Teixeira Suíça Brasileira, afirmou que nossa coleta de lixo e nossa limpeza pública seriam tão exemplares que atrairiam os olhos de todo o Extremo Sul para tal eficiência. Não foi. As nossas ruas continuam sujas, nos bairros o matagal cresce como se fôssemos a jungle do menino-lobo Mowgli e nem sempre os bairros recebem como rotina a coleta de lixo. Esse serviço é o mais usual de uma administração: se nem ele está sendo feito com eficiência, o que se não dirá do resto?

Respostas à redação.

BELA LEMBRANÇA

O vereador Edinaldo Resende colocou, na última sessão da Câmara, Projeto de Lei que muda a denominação de Avenida das Nações para José Koopmans. Pe. José, grande cidadão e queridíssimo de todos, bem que merece uma homenagem em Teixeira. A pergunta que fica: a homenagem, que será votada em uma próxima sessão, será efetivada logo ou será preciso esperar que as obras da Avenida fiquem concluídas? O que está pronto dessa obra importante, que teve aporte de mais de 6 mi do Ministério das Cidades, é o asfaltamento e a iluminação. Falta fazer o Centro Administrativo, sem falar em áreas ajardinadas, de lazer e pistas para caminhada. Nessa cidade de poucos espaços sociais, essa obra é de uma importância capital.

Esperemos pela homenagem ao Pe. José. E pelo fim das obras.

OUTRA LEMBRANÇA

Muito querido, considerado “o prefeito do coração do povo”, espera-se que Francistônio ponto seja homenageado com o nome de alguma rua ou avenida em Teixeira de Freitas. Chico Tônio honrou o mandato que recebeu do povo e merece ser homenageado.

Alvíssaras, grande matuto.

RELEMBRANDO BRECHT

O analfabeto político.

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o BISONHO que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.” (Bertolt Brecht)

LEMBRANDO OS ANOS 70

Definição de Liberdade naquele tempo: “Liberdade é poder passar a mão na bunda do guarda.”

Tomara que não venha mais enganação por aí.

LULA E AS REDES SOCIAIS

Muita gente afirmando que Lula está sendo execrado, ele e sua doença, em redes sociais. Ora, tudo se explica. Se você abrir a edição on-line da Folha de São Paulo, onde se abriga o PIG, a malhação é grande. Mas, se você abrir o site do CONVERSA AFIADA, de Paulo Henrique Amorim, só há elogios. A paixão move as pessoas. Quanto a nós, entendemos que não é hora nem de endeusar, nem de execrar o presidente. A hora é de respeitar o ser humano, às voltas com um momento difícil de sua vida. Louve-se a coragem de Lula e sua determinação de lutar. Quanto aos beócios que acham que ele devia se tratar no SUS, aí é a mais deslavada inveja: o homem tem um bom plano de saúde, trabalhou e tem dinheiro e vai se tratar onde quiser.

O resto é patrulhamento de quem nada tem a oferecer ao país a não ser o ódio.

O VERDADEIRO VALOR DO MARKETING

“Existe um erro nas campanhas, que é o de se entregar a formulação das estratégias a marqueteiros. Esse foi o nosso erro. Quem tem de decidir a estratégia política é o partido, são essas pessoas que estamos reunindo no seminário. Marqueteiro tem de escolher se embrulha essa estratégia num papel azul ou cor de rosa, tem de definir a forma desse conteúdo.

Quando comecei na política, a gente definia a linha e dizia para o marqueteiro o que ele tinha de fazer.”

O pensamento entre aspas é do grão-tucano Tasso Jereissati, analisando os erros do PSDB nas duas últimas eleições presidenciais. Ele está certo e na campanha para as próximas eleições, as municipais, é preciso que se rediscuta o verdadeiro papel e valor dos marqueteiros.

Ou isso ou as derrotas sem explicação.

A ESPERANÇA NO FIM DO TÚNEL

“Quem é desesperado para as injustiças geradas pela má distribuição da riqueza, se tiver grandeza de alma, captará os protestos silenciosos ou violentos dos pobres. O protesto dos pobres é a voz de Deus.” (D. Helder Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui