FASB reúne lideranças para discutir 23 projetos socioambientais no Sul da Bahia

FASB reúne lideranças para discutir 23 projetos socioambientais no Sul da Bahia
Foto Ascom

Os especialistas participarão de um study tour visitando projetos dos municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Itamarajú, Prado e Teixeira de Freitas que envolvem cerca de 1.100 famílias e abrangem aproximadamente 4,4 mil hectares

O Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB) realizará seu 2º Study Tour nos dias 7 a 11 de novembro que reunirá um grupo de aproximadamente 50 lideranças de agricultura familiar, indígenas, quilombolas, assentamento, instituições e ONGs, empresas florestais, Fórum Florestal e autoridades. Durante a semana, os participantes estruturarão propostas para o desenvolvimento regional, através de uma análise do escopo e status dos 23 projetos em execução. FASB é uma parceria do Fórum Florestal da Bahia, do apoiador técnico New Generation Plantation (NGPTA) e da investidora dinamarquesa KIRKBI.

As seleções promovidas pelo FASB, contemplaram projetos de produtores rurais, associações locais, comunidades e organizações que atuam pela proteção, recuperação e melhoria do desenvolvimento socioeconômico da Mata Atlântica na Bahia. Os projetos selecionados recebem suporte técnico e financeiro em todas as etapas e a comunidade faz parte de todo o processo de implementação e execução, propondo, desenvolvendo e monitorando os resultados. No total, estão sendo investidos cerca de 1 milhão de euros destinados a estes projetos.

FASB reúne lideranças para discutir 23 projetos socioambientais no Sul da Bahia
Foto Ascom

O NGPTA atua na implementação do conceito de Plantações de Nova Geração, que foi criado pelo WWF, dirigido a comunidades locais, empresas florestais e agências florestais do setor público, para desenvolver plantações que mantenham a integridade do ecossistema, protejam e aprimorem altos valores de conservação.

Para o Coordenador Geral do FASB, Márcio Braga: “O Study Tour deste ano será o primeiro contato que o financiador terá com cada desenvolvedor de projeto e analisará os resultados obtidos em conjunto com demais lideranças locais para avaliar a continuidade do investimento visando o desenvolvimento regional”. A meta do FASB com esses projetos é financiar 1.500 hectares de restauração, 1.500 hectares de uso sustentável do solo e apoiar o desenvolvimento de pelo menos cinco projetos, de modo que possam evoluir para estágios mais avançados.

Sobre o FASB

O FASB é um movimento baseado na mobilização das comunidades locais que tem como objetivo construir ecossistemas resilientes tendo as pessoas como elemento central, impulsionando ações locais focadas no desenvolvimento sustentável como agroflorestas, produção de madeira e alimentos, bem como a proteção e restauração de áreas degradadas para conectar fragmentos da Mata Atlântica. O Fundo conta com sede localizada em Porto Seguro e com equipe especializada em projetos socioambientais que atua em 23 municípios do Sul da Bahia, na região onde estão localizados os projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui