Faltam 9 dias para o Enem: veja dicas para entender o estilo das provas

Aproveite últimos dias para rever conteúdo e ver provas anteriores.

Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro.

Faltam nove dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 8 e 9 de novembro, e a dica nesta contagem regressiva é sobre como o estudante pode se preparar para os estilos de questões que vai encontrar na prova. É importante nesta reta final que o candidato saiba como o conteúdo que ele aprendeu no ensino médio é apresentado no Enem.

FAÇA O SIMULADO FINAL DO ENEM

Alessandra Venturi, orientadora educacional do Cursinho da Poli, de São Paulo, explica no vídeo acima as principais diferenças entre o Enem e os vestibulares tradicionais. Alessandra comenta que no Enem é possível encontrar várias disciplinas em uma mesma questão. O vestibular tradicional trabalha mais nas questões uma única disciplina, o Enem tem um olhar muito mais interdisciplinar. “O interessante é que em uma única questão é possível encontrar várias disciplnas da mesma área de conhecimento”, afirma.

Para isso, duas coisas são muito importantes: fazer simulados preparados levando em consideração algumas características das provas do Enem, como por exemplo a interdisciplinariedade nas perguntas, e resolver as provas anteriores do exame.

Os estudantes podem ver o estilo das questões do Enem no simulado Geekie Games, que também está disponível com o aplicativo para o sistema Android com duas provas preparadas ao estilo do Enem. Cada caderno de prova tem 90 questões de múltipla escolha, sendo um de ciências humanas e da natureza, e o outro de linguagem e códigos e matemática. O estudante terá 4h30 de tempo corrido para resolver tudo. A plataforma traz, além do simulado, plano de estudo personalizado, com aulas interativas e exercícios.

Na plataforma Geekie Games, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e as provas nas quatro áreas do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).

Ver as provas anteriores também ajudam ao candidato a não levar um susto quando se debruçar sobre o caderno de provas do Enem.

Enem 2013: 1º dia – Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2013: 2º dia – Linguagens e códigos e matemática

Enem 2012: 1º dia – Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2012: 2º dia – Linguagens e códigos e matemática

Enem 2011: 1º dia – Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2011: 2º dia – Linguagens e códigos e matemática

Enem 2010: 1º dia – Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2010: 2º dia – Linguagens e códigos e matemática

Enem 2010*: 1º dia – Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2010*: 2º dia – Linguagens e códigos e matemática

O Enem tem cinco provas no total. No primeiro dia são aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. A prova de ciências humanas aborda conteúdo de geografia, história, filosofia e sociologia em 45 questões de múltipla escolha. Costuma cair nas questões muitos temas de atualidades. Por isso o aluno deve estar sempre antenado nos assuntos que foram notícias nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, a prova trouxe temas como obesidade, bullying e protestos, este último abordado na questão que trazia um trecho da canção “Até quando?”, de Gabriel o Pensador.

Também no sábado (8) os candidatos fazem a prova de ciências da natureza, com 45 questões de biologia, física e química. Em 2013, não houve interdisciplinariedade entre elas. Foram 15 questões de cada uma dessas áreas. Muitas destas questões exigem cálculos e podem parecer mais difíceis. O conselho é resolver as que o aluno tiver mais afinidade e deixar as difíceis para depois. As duas provas do dia devem ser resolvidas em até 4h30. Saber controlar o tempo é fundamental.

No domingo (9), a maratona tem provas de múltipla escolha de linguagens e códigos, com português, literatura e idioma estrangeiro (inglês ou espanhos), em 45 questões. Tem ainda uma prova de matemática, também com 45 questões, sendo que muitas delas usam gráficos e tabelas. Nos últimos anos, a prova de matemática tem cobrado muito conteúdo como logaritmo, proporção, escala, figuras geométricas.

E tem ainda a redação. São 5h30 de duração para responder toda a prova de domingo e fazer o texto. Veja aqui as dicas para fazer uma boa redação.

 

 

 

Fonte: G1

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui