Falece o tenente-coronel Belcorígenes Sampaio, primeiro comandante da PM em Teixeira

Tenente-coronel Belcorígenes Sampaio, em discurso na ALBA, em 2017. Foto: reprodução

Faleceu em Salvador, durante a madrugada desta segunda-feira, 22 de março, o tenente-coronel da reserva da Polícia Militar Belcorígenes de Souza Sampaio, marido, pai, avô, irmão, amigo, servo de Deus muito querido na Região Extremo Sul.

Com a vida marcada por uma trajetória de sucesso, em 2017, Belcorígenes recebeu o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira. A honraria foi concedida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, à época, deputado Ângelo Coronel, durante sessão especial no Plenário da Casa.

Veja o vídeo com a reportagem sobre o tenente-coronel feita pela TV ALBA, em agosto de 2017:

Ele era advogado e professor de história, tendo lecionado a disciplina em vários colégios de Salvador. Foi o primeiro comandante da Companhia da Polícia Militar do município de Teixeira de Freitas e primeiro Delegado Circunscricional da mesma cidade. O militar, nascido em 28 de outubro de 1941, era pernambucano de Petrolina, tendo feito o ensino Fundamental no Colégio João Florêncio Gomes, e o Médio na Vila Militar dos Dendezeiros.

Atuante no Rotary Club de Teixeira de Freitas, Belcorígenes integrou o 1º Encontro de Militares Evangélicos, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, tendo sido, ainda, por anos consecutivos, presidente da Associação Batista do Extremo Sul da Bahia (Abesba).

Na ocasião, emocionado, o então tenente-coronel PM classificou a comenda de “surpresa maravilhosa” por permitir-lhe ver tantas “caras amigas”. Saudoso, o homenageado revelou sua satisfação com as escolhas feitas na vida: “parece que foi ontem que começamos, eu e minha mulher. Estou pronto para outras décadas”, disse Belcorígenes, com um leve sorriso.

A família e amigos lamentam a morte do militar. A Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia publicou nota de pesar.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui