Da redação
Com o negócio, a Kroton, da qual faz parte a Faculdade Pitágoras, se torna uma das maiores empresas do ramo no mundo. Unopar, de Londrina, tem 162 mil alunos matriculados no ensino a distância.
A Universidade Norte do Paraná (Unopar), com sede em Londrina, foi vendida na sexta-feira (16) para a Kroton Educacional, por R$ 1,3 bilhão. Com o negócio, o grupo mineiro que começou com um curso pré-vestibular, em 1966, (Pré-Vestibular Pitágoras) e atua em diversos níveis de ensino, se torna uma das principais instituições de ensino do mundo, com mais de 260 mil alunos só no ensino superior. Uma das empresas da Kroton é a Faculdade Pitágoras, que tem uma unidade em Teixeira de Freitas.
A Unopar, que foi fundada nos anos 1970, tem atualmente cinco campi, três em Londrina, um em Arapongas e outro em Bandeirantes. Porém, a maior concentração de alunos está na área de ensino a distância, com 162 mil alunos, o que faz com que a Unopar seja a maior instituição do Brasil nessa modalidade.
Com a união entre as duas instituições, o grupo passa a atender cerca de 545 mil alunos, em mil cidades de todo o Brasil.