O Facebook começa a testar no app para celulares, a partir desta sexta-feira (27), a ocultação do número de likes em publicações na Austrália. Assim como ocorre no Instagram desde julho, o autor do post ainda poderá conferir a quantidade de curtidas, mas os seguidores não terão mais acesso aos dados.
Não foi divulgado, no entanto, se o programa de testes será expandido para outros países. Com a medida, o Facebook espera evitar competições e comparações depreciativas entre os usuários.
No início deste mês, alterações no código do aplicativo da rede social para Android suscitaram rumores sobre a remoção da contagem pública de likes e reações.
Ao site de tecnologia TechCrunch, um porta-voz da empresa confirmou o início dos testes na Austrália e acrescentou que eles se aplicam também à contagem das visualizações de vídeos.
Vale ressaltar que o teste do Facebook não vai “tirar os likes”; o desaparecimento do número de curtidas não afeta o botão de like ou de reações, então ainda é possível engajar com posts no Facebook.
“Estamos realizando um teste limitado em que as contagens de curtidas, reações e visualizações de vídeos se tornam privadas no Facebook. Reuniremos feedbacks para entender se essa mudança melhorará a experiência das pessoas”, explicou o representante da companhia ao TechCrunch.
Caso a ocultação do número de reações consiga proporcionar um aumento na sensação de bem-estar entre os membros do Facebook sem prejudicar o engajamento na plataforma, o programa poderá ser expandido para outros países.
Até o momento, no entanto, não há testes agendados fora da Austrália. O Instagram, outro app do Facebook, não exibe curtidas na versão mobile da rede social desde julho. O teste está sendo realizado no Brasil, Itália, Irlanda, Japão e Nova Zelândia
O objetivo da iniciativa é fazer com que os usuários foquem na qualidade das histórias que compartilham em vez de apenas se preocuparem com a repercussão dos posts. Vale lembrar que a ferramenta de curtida é um dos recursos usados por redes sociais para “seduzir” usuários e mantê-los mais tempo na plataforma.
Segundo pesquisa da Start Digital, a resposta de prazer no cérebro ao receber likes é semelhante à sensação de comer chocolate ou ganhar dinheiro. Ou seja, é possível se viciar na satisfação de ser reconhecido online.
Fonte: TechTudo