Extremo Sul: Fim dos comícios, foco na reta final das eleições 2016

Por Lúcio Andrade/ O Sollo

alt

Comício na Praça Sete, centro da cidade de Medeiros Neto

A curta campanha dos candidatos à prefeitura e à Câmara Municipal chegou ao fim nesta quinta-feira (29), depois de 45 dias de duração. A partir de hoje, se encerra a transmissão do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio.

A realização de comícios, reuniões públicas e campanhas com auxílio de aparelhagem de sonorização fixa não são mais permitidas. Nesta sexta-feira também acaba o prazo para a divulgação de propaganda paga na imprensa escrita, assim como a reprodução de jornais impressos na internet.

Já no sábado, na véspera da votação, quem se despede dos eleitores são os materiais gráficos, como santinhos. A distribuição só é permitida até as 22h do dia 1º.

A véspera também é o último dia para caminhadas, carreatas, passeatas e utilização de carros de som. Se você se deparar com qualquer tipo de propaganda de candidatos no dia da eleição, saiba que é proibido.

A Justiça Eleitoral também veta boca de urna, que é crime, e fica de olho em aglomerações de pessoas com vestuário padronizado. Fiscais de partidos também não devem uniformizar as roupas e só podem representar o partido ou coligação nos crachás.

A divulgação de pesquisas está liberada no dia da eleição, desde que tenham sido realizadas até a véspera ou após as 17h, quando a votação acaba.

Nas cidades do extremo sul do estado, o último dia de comícios, foi marcado por intensa movimentação. Tudo com foco na busca pelos votos dos eleitores. Carros de som, conversas de esquina, carreatas, passeatas e comícios. Tudo está sendo usado pelos candidatos para conquistar apoiadores e propagar as mensagens de campanha.

Ao final de cada campanha, os candidatos pretendem, na verdade, é mostrar ao eleitor que fizeram uma candidatura séria e bem solidificada, e que cabe a cada um, a escolha certa, inteligente e de bem com sua consciência.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui