Único estado do Nordeste a abrigar três seleções que participarão da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a Bahia criou estruturas dos Centros de Treinamentos das Seleções (CTS) para as delegações da Alemanha Suíça e Croácia. No entanto, os investimentos não se resumem às edificações que foram construídas para receber os jogadores, comissão técnica, imprensa internacional e amigos e familiares dos profissionais. A preparação para o mundial no estado envolveu estratégias nos setores de turismo, saúde, segurança pública, que alteram o cotidiano de quem mora nessas regiões.
Na Costa do Descobrimento, no extremo sul do estado, ficarão hospedados os atletas suíços e alemães. Entre profissionais e turistas envolvidos com o Mundial, 1.500 quartos de hotéis em municípios da região foram reservados para receber os estrangeiros, que gera para as cidades envolvidas uma movimentação de R$ 50 milhões somente em hospedagem. São cerca de 15 hotéis, resorts e pousadas envolvidas na operação e preparadas para receber esse público. Segundo dados do Ministério dos Esportes, um grupo de pelo menos 2.500 torcedores devem passar pela região, numa estadia média de duas semanas.
Apesar de já movimentar as cidades por ocasião da Copa, a expectativa é para depois do evento, de coordenadora da Comissão Local para Assuntos da Copa, Patrícia Martins. “A repercussão da Copa do Mundo traz um benefício incalculável para o turismo da região, porque nos dá uma visibilidade que vai reposicionar mundialmente destinos turísticos como Porto Seguro e a Bahia como um todo. Já estamos nos preparando para ações de divulgação e novos atrativos para depois do Mundial”. Para o CTS da Suíça, que ficará hospedada em Porto Seguro, os governos Federal e Estadual investiram mais de R$ 4 milhões na reforma do estádio municipal.
Segundo o coordenador de Infraestrutura e Operações da Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo no estado (Secopa), Ademar de Freitas, com a revitalização desse espaço “a cidade fica pronta para captar jogos de campeonatos locais e regionais”.
Santa Cruz Cabrália
Ainda na Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália ficará hospedada a delegação alemã em uma estrutura de CTS chamada de Campo Bahia, no vilarejo de Santo André. O empreendimento movimentou a economia da região desde a construção com a geração de empregos diretos que beneficiaram cerca de 80 famílias até com a atração maior de turistas, que traz retorno para pequenos hotéis e restaurantes da vila.
Como contrapartida pela estrutura construída, a comunidade de Santo André foi beneficiada com a reforma de um campo de futebol e a doação de uma ambulância. A preparação para receber a Alemanha ainda atraiu mais investimentos do Governo do Estado em obras de infraestrutura como melhorias dos terminais de transporte náutico e na BA-001.
Fonte: Secom BA