Exemplos de fé e de vida

“Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.” (Filipenses 4.9)

Albert Schweitzer dizia que dar um bom exemplo não é a melhor maneira de ensinar aos outros. É a única! Com isso ele estava ressaltando o quanto é importante o exemplo no processo de educação e transformação de pessoas. Ensinar não pode acontecer sem a experiência do aprendizado por parte de quem ensina. Por isso Cora Coralina afirmava: Feliz aquele que transmite o que sabe e aprende o que ensina. Na experiência cristã, cada um de nós é chamado a ser um bom exemplo da fé que dizermos ter e das verdades em que afirmamos crer. O mundo está cheio de maus exemplos e a igreja igualmente. Faltam bons exemplos. Não devemos ser presunçosos, considerando-nos melhores ou superiores. Somos frágeis. Mas isso não significa que devamos abdicar de oferecer-nos como exemplos de fé e vida cristã.

Paulo corajosamente costumava oferecer-se aos demais cristãos como exemplo de fé a vida. Nós temos a atitude contrária. Rejeitamos essa responsabilidade. Na carta que escreveu aos irmãos de Corinto, por duas vezes pelo menos ele pede que aqueles irmãos o imitem: “Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores.” (1 Co 4.16) e “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” (1 Co 11.1) Cada cristão deve aceitar essa mesma responsabilidade. Cada líder cristão em especial. Somos todos fracos, mas a graça de Cristo nos foi ofertada. Podemos superar nossas limitações. Podemos e devemos. Devemos ter um tipo de compromisso que possa inspirar outros. Devemos ser amorosos, conciliadores, devemos enfrentar as aflições e lutas, devemos lidar com as pessoas de quem não gostamos tudo de uma forma cristã, de modo que possamos servir de exemplo a quem deseja honrar a Cristo e crescer como cristão.

Se cada membro da igreja da qual você faz parte ou frequenta viesse a ser exatamente como você, qual seria o futuro dessa igreja? O que ela poderia fazer para o Reino de Deus? A quem ela poderia servir? As pessoas se sentiriam amadas e acolhidas ao visita-la? Haveria um bom serviço de som e multimídia em cada culto? As crianças seriam bem atendidas em suas necessidades? Os recursos seriam bem cuidados e utilizados da forma certa? Haveria recursos? Não estou dizendo com isso que você deveria se responsabilizar por tudo. Estou questionando se você tem feito a sua parte e feito com fidelidade e dedicação. Se não tem sido assim, você se prejudicado e causado prejuízos. Possivelmente você está espiritualmente mais pobre e sua vida tem sido menos relevante do que poderia e deveria ser. E quem pode mudar isso? Você. Quanto a Deus, acredito que Ele lhe dará todo apoio. Sejamos bons exemplos!

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui