Evidências cristãs

“Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.” (Efésios 1.15-16)

“Por esta razão”, ou seja, “diante de tudo isso que acabei de lhes dizer”. Paulo falou sobre o bom propósito de Deus em predestinar pessoas para viver em Sua presença, falou que em Cristo pessoas são abençoadas com toda sorte de bênçãos nas regiões celestes, que são redimidas e conhecem a misteriosa vontade de Deus, que ao crerem no evangelho que salva são seladas com o Espírito Santo. E então diz: “Por esta razão, diante do que ouvi sobre a fé e amor de vocês, agradeço por suas vidas quando oro”.

Paulo está dizendo que reconhece aqueles irmãos de Éfeso com pessoas que foram alcançadas por tudo que havia acabado de mencionar. Que evidências ele vê para ser grato? Fé e amor. Esses são sinais característicos do cristão autêntico. Em outro momento Paulo acrescenta a estes sinais a esperança. Fé, amor e esperança são evidências cristãs. Mas as três são de um tipo especial. A fé é a que leva o crente a render-se a Deus e olhar a vida de uma forma nova, muito além da própria razão, visão ou experiência. É a fé que nos faz lembrar de Deus sempre, em todo lugar, em cada momento, e não apenas aos domingos ou diante dos apertos. É a fé da presença e comunhão com Deus e que nos leva à comunhão com os outros.

Este tipo de fé sempre está envolvida no amor. Na vida cristã amamos porque cremos e cremos porque somos amados. Não há fé sem amor e nem amor sem fé. A evidência de que Deus nos alcançou e nos selou com seu Espírito é que seguimos pela vida crendo e amando, e cada vez melhor. A evidência não está em coisas espetaculares, mas em atitudes de fé e amor, inspiradas e autenticadas pelo Espírito de Deus. Em atitudes que promovam, não quem as protagoniza, mas o Reino de Deus. Viva hoje com fé e amor, como os efésios. Que suas atitudes provoquem gratidão e glorifiquem nosso Pai que está nos céus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui