A taxa de câmbio do euro e do dólar atingiu a paridade, na terça-feira, 12 de julho. Esta é a primeira em vez que as moedas alcançam o mesmo valor em 20 anos, desde 15 de julho de 2002.
De acordo com dados da Bloomberg divulgados pela Agência Brasil, o euro atingiu a paridade com o dólar às 6h46 (horário de Brasília), após desvalorizar 0,4% em relação à segunda-feira (11) e 12,05% desde o início de 2022. No ano passado, a moeda europeia fechou com o valor de US$ 1,137.
Segundo a publicação, especialistas avaliam que uma das causas seriam os aumentos das taxas de juro pela Reserva Federal dos Estados Unidos. Isto porque a medida fortalece o dólar e incentiva a compra da moeda por investidores, enquanto na Europa pairam as incertezas por conta do risco de recessão e da crise energética, agravada pela guerra na Ucrânia.
O euro, entretanto, não é a única moeda que tem depreciado com relação ao dólar. No Japão, a moeda norte-americana já é negociada a 137 ienes, maior valor desde setembro de 1998.
Fonte: Bahia.ba