Moradores de Eunápolis relatam infestação de escorpiões na cidade. Dados da Vigilância Epidemiológica local apontam 71 pessoas picadas pelos aracnídeos neste ano.
Conforme o G1, os feridos foram atendidos no Hospital Regional de Eunápolis, o único local onde pode ser aplicado o soro antiescorpiônico. Não há registros de morte.
A comerciante Bruna Ferreira disse que encontrou, no período de oito dias, cinco escorpiões adultos e 13 filhotes dentro de um imóvel no bairro Arnaldão.
Residentes da localidade acreditam que a infestação de escorpiões para o bairro tem a ver com a proximidade de fazendas. Eles acreditam também que pelo fato de a temperatura ter caído, os bichos saíram das tocas para se abrigar em casas.
Além do Arnaldão, o bairro de Renovação também registrou aparecimento frequente dos bichos.
O superintendente de serviços públicos de Eunápolis, Tito Fonseca, afirmou que está impedido de fazer a roçagem na fazenda próxima ao bairro Arnaldão por se tratar de área particular. Mesmo assim, Fonseca se comprometeu a fazer um mutirão nos bairros Arnaldão e Renovação no início do mês de maio para retirar o lixo e entulho.
Para evitar o aparecimento de escorpiões, é preciso evitar acúmulo de lixo e de madeira dentro de casa. Além disso, colocar objetos e roupas em locais altos e fechados. As orientações são do coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Eunápolis, Everton Ruscioleli. Ele diz ainda que quando a pessoa for vestir roupa se deve sacudir para evitar a picada do escorpião.
Em caso da picada de um escorpião, o procedimento a ser tomado é lavar o ferimento com água e sabão, fazer compressa morna para aliviar a dor e buscar atendimento médico imediatamente.