Eunápolis: “Uma hora de arte” no CAPS II

Os muros do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II estarão mais coloridos a partir desta quinta-feira, 02. A pintura é fruto de um projeto desenvolvido pela coordenação do CAPS II onde os pacientes irão pintar a fachada do local com formas, cores e desenhos livres, fazendo do muro externo do centro um grande mural de idéias, pensamentos e desejos.

A idéia surgiu em uma das oficinas oferecidas no local, quando em discussão, os pacientes levantaram a hipótese de que o CAPS II precisava mudar e para isso era necessário mais cor e vida.

Segundo a coordenadora do CAPS II, Carla Souza, a escolha da fachada é resultado de estudos que indicam que o muro remete a separação, segregação e aprisionamento. “Foi baseado nisso que decidimos pintar o muro de fora. Aqui no CAPS nós trabalhamos para desmistificar isso. Daí a idéia de fazer essa hora de arte e dar ao muro do CAPS II mais cor e vida, eliminando assim o pré-conceito”.

Para que os pacientes se preparassem para o momento de arte, o CAPS II realizou no dia 26 de maio uma palestra ministrada pelo grafiteiro da Secretaria de Educação do município, Alécio Santos, que transmitiu noções básicas sobre pintura em muros.

O CAPS II, através da Secretaria de Ação Social, mantém 35 pacientes, que diariamente, são assistidos por uma equipe de 14 pessoas, dentre elas, psicóloga, assistente social, psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem, oficineiros e pessoal administrativo.

O Centro de Atenção Psicossocial funciona no bairro Urbis III e realiza um trabalho de recuperação de pacientes com transtornos mentais. Voltado à população de baixa renda, os pacientes atendidos são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, além daqueles que espontaneamente procuram o centro.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Eunápolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui