A Prefeitura Municipal de Eunápolis iniciará na próxima segunda-feira, 26, ações de mobilização no combate a AIDS. A campanha da Secretaria Municipal de Saúde contará com a parceria da Unimed, acompanhando o calendário de prevenção e promoção da saúde. Vai além do determinado pelo Ministério da Saúde, que lançou na última terça-feira a Campanha Nacional de Combate à AIDS com ações preventivas. Durante toda a semana, ações culturais, informativas e preventivas serão realizadas em Eunápolis, finalizando no dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, com grande mobilização na Praça da Bandeira.
Além das ações culturais e informativas, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar, do dia 26 a 30 de novembro, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Alecrim, Santa Lucia, Juca Rosa, Iris Lopes e Maravilha o teste rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, necessitando da conscientização e comparecimento da população a estes locais.
“No Brasil são cerca de 38 mil novos casos de AIDS e 12 mil óbitos por ano, por isso a importância em disseminar a informação de prevenção e detecção, pois o quanto antes os pacientes soro positivos tenham conhecimento, maiores suas chances de uma saúde estável. Em nossa cidade, intensificaremos esta detecção nas Unidades de Saúde e esperamos o comparecimento de toda a população”, convida Edna Alves, secretária de saúde de Eunápolis.
Em Eunápolis, o SAE/CTA funciona na Rua Floriano Peixoto, 83, centro da cidade e dispõe de equipe especializada multidisciplinar, contando com nutricionista, farmacêutico, biólogo, psicólogo, médico, enfermeiros, técnicos e todo o administrativo necessário, envolvidos diariamente nesse serviço, tão importante para a saúde pública. Atualmente o SAE/CTA atende a mais de 200 pacientes soro positivo cadastrados e em acompanhamento. Para aqueles que necessitam de tratamento, o medicamento é distribuído no local.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Eunápolis