Aconteceu na última semana, no Hospital Regional de Eunápolis, a primeira doação de córnea do Extremo Sul da Bahia. Realizada pelo médico Marcos Oliveira e enfermeira Cristiane Nardaci, a captação foi um sucesso. Após coletada, a córnea foi encaminhada para Salvador via aérea, com toda logística e em pouco espaço de tempo, garantindo o êxito da primeira doação do Extremo Sul da Bahia.
“Com muita organização e empenho de toda a equipe da Saúde de Eunápolis, conseguimos estruturar muito bem a rede, estamos participativos. Dois de nossos pacientes de hemodiálise já conseguiram realizar, também este mês, o transplante de rim em Itabuna. Eunápolis se organiza, doa e todos ganham”, disse Edna Alves, secretária de Saúde de Eunápolis.
Atualmente, o transplante de órgãos e tecidos é uma alternativa terapêutica, segura e eficaz no tratamento de diversas doenças, determinando melhoria na qualidade e na perspectiva de vida. Porém, o Estado da Bahia tem um dos menores índices nacionais de realização de transplantes pela falta de doadores.
“Ainda se faz necessária a ampliação do número de pessoas conscientizadas da importância da doação de órgãos e tecidos para transplante, visto que hoje no Estado da Bahia, só aguardando por uma córnea, temos uma média de 800 pessoas”, conta a enfermeira Cristiane Nardaci representante da OPO – Organização de Procura de Órgãos do Extremo Sul.
Para o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, esta primeira doação servirá de exemplo e em pouco tempo Eunápolis se conscientizará da grandeza deste ato. “Precisamos entender a importância da doação e contribuirmos cada vez mais para a redução desta fila de espera. Avise sua família, faça parte da vida de alguém, seja um doador de órgãos e tecidos”, convoca Robério.