Eunápolis realiza ações de Combate à Violência contra a Mulher

Nesta quarta-feira, 25/11, comemora-se o ‘Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres’. Para enfatizar esta importante data e ecoar esta grande luta, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), durante todo o mês de novembro, está realizando diversas ações de combate e prevenção.

Funcionando como polo responsável pela atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento dos indivíduos e das famílias em situação de violação de direitos, o CREAS tem entre seus serviços o atendimento às mulheres violentadas, com o objetivo de garantir a inclusão da família e seus membros em serviços e programas de restauração de direitos.

Com isso, durante todo o ano são realizados na unidade serviços de acolhimento, atendimento e acompanhamento dessas mulheres, porém, no mês de combate – novembro – são intensificadas as ações de prevenção através de campanhas de sensibilização e mobilização para o enfrentamento à violência contra a mulher. Para tanto, estão sendo realizadas distribuições de kits com material informativo para a rede socioassistencial e intersetorial; palestra em empresas com trabalhadores do sexo masculino; Campanha na Reunião Intersetorial; e o ‘Encontro de Família’, onde as usuárias do CREAS participam de palestra com advogada sobre a lei Maria da Penha.

“A violência contra a mulher é um problema social e de saúde pública que atinge todas as etnias, religiões, escolaridade e classes sociais. É maléfica, absurda e injustificável. A violação de direitos ocorre tantos nos espaços privados como no público e não é só agressão física, mas também psicológica e moral. Por isso, não pode ser ignorada ou disfarçada. Precisa ser denunciada por toda a sociedade”, ressaltou Ciça Guerrieri, secretária de Assistência Social de Eunápolis.

A Luta

O dia 25 de Novembro é lembrado como o “Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres”, pois nesta data, em 1960, ocorreu o maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país (República Dominicana) foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas por agentes do governo militar, que simularam um acidente.

 

 

 

Ascom da prefeitura

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui