Eunápolis Pode+ aborda importância da limpeza de lotes para o enfrentamento ao Aedes Aegypti

Eunápolis Pode+ aborda importância da limpeza de lotes para o enfrentamento ao Aedes Aegypti
Eunápolis Pode+ aborda importância da limpeza de lotes para o enfrentamento ao Aedes Aegypti. Foto Ascom

Na tarde de quinta-feira (09), o terceiro episódio do podcast oficial do Município, o Eunápolis Pod+, abordou a importância da limpeza de lotes urbanos, já que o acúmulo de lixo nos locais gera grandes prejuízos para o meio ambiente e a saúde pública, a exemplo do aumento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. O tema foi conduzido pelo apresentador Washington Teixeira, que recebeu como convidados os secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Carrilho e Sandro Lopes. O podcast é transmitido ao vivo pelo Instagram da Prefeitura de Eunápolis (@prefeunapolis).

O secretário de Infraestrutura explicou como ocorre a execução do projeto “Terreno Limpo, Cidade Limpa”. “Incialmente, fizemos a cobertura de mais de 50 lotes em seis bairros com notificação de limpeza. Os donos têm até cinco dias para limpar a área e o descumprimento gera prejuízo, visto que o Município precisará fazer a limpeza, o que provoca um custo, que será cobrado no IPTU do proprietário e pode até entrar na dívida ativa do Município. E lembrando que também não é permitido atear fogo nos terrenos, pois essa prática é passível de multa”, esclareceu Luiz Carrilho.

Já o secretário de Meio Ambiente, Sandro Lopes, destacou que a falta de manutenção nos lotes gera risco para a saúde pública. “A limpeza dos terrenos evita que muitas pessoas vão ao hospital, pois esses locais são abrigos para animais peçonhentos, como escorpiões e cobras. Nossa preocupação é com a vida humana, então a população não pode deixar terrenos sujos, água parada, é preciso que os cidadãos se preocupem com o bem-estar da população”, salientou.

Os secretários ainda frisaram que o Município realiza uma série de ações em prol da limpeza pública urbana, como mutirão de limpeza “Bota Fora”; pulverização de áreas com maior incidência de casos de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti; mutirão “Todos Contra o Mosquito”, blitze e palestras educativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui