Eunápolis participa da Semana Nacional do Trânsito

Mobilizar a sociedade civil quanto à prevenção e redução da mortalidade por acidente de trânsito no município. Este é o objetivo do “Projeto Trânsito em Alerta”, que será realizado pela Prefeitura Municipal de Eunápolis em parceria com diversos órgãos e empresas da cidade entre os dias 19 e 24 de setembro.

Esta iniciativa da prefeitura municipal atende ao apelo da Assembléia Geral das Nações Unidas, através da Resolução A/64/L44, que proclamou o período de 2011 a 2020 a “Década de Ações para a Segurança Viária” e ao Ministério dos Transportes, através do “Pacto Nacional pela Redução de Acidentes de Trânsito – Um Pacto Pela Vida”.

O projeto contará com ações educativas de prevenção de acidentes com palestras em escolas do município, campanha educativa nos semáforos com distribuição de panfletos e colagem de adesivos, caminhada de conscientização e preservação do Meio Ambiente com o “Dia Mundial Sem Carro”, Cidadania e Trânsito com serviços do SAC e das Secretarias de Saúde e Educação na Rua 5 de Novembro e o encerramento com a carreata da paz, promovendo a civilidade entre pedestres, motocicletas e automóveis.

Para Eduardo Farias, Superintendente Municipal de Trânsito, a melhor maneira de reduzir acidentes em nossa área urbana é com a prevenção, educação e fiscalização no trânsito. “Para prevenir é necessário conscientizar e para que isso aconteça é fundamental um trabalho continuado e efetivo em conjunto com a sociedade, governo, iniciativa privada e educadores. Juntos poderemos salvar milhares de vidas a curto, médio e longo prazo”.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), no ano de 2010 ocorreram 7628 acidentes com 526 óbitos, 2457 feridos e 4648 sem vítimas na Bahia. Dados oficiais afirmam ainda que morre 1 pessoa a cada 15 minutos chegando a média de 50.000 óbitos por ano no Brasil.

A Campanha de slogan “O TRÂNSITO SÓ MUDA QUANDO A GENTE MUDA” irá envolver diversos órgãos, mas para o prefeito Robério Oliveira o mais importante é a participação da população. “Nossa intenção é mobilizar toda a população eunapolitana durante essa semana para entender a importância da educação no trânsito, já que nossa cidade está em crescente desenvolvimento e precisa cada vez mais de motoristas e pedestres conscientes”.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Eunápolis

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui