Eunápolis: Mototaxistas e taxistas protestam contra governo do Estado

Os sindicatos dos mototaxistas e taxistas, de Eunápolis, Cabrália e cidades vizinhas, realizaram na manhã da última quarta-feira, 13, protesto contra decisão do governador Jaques Wagner em transferir os serviços de vistorias, inspeção veicular, obtenção de certificado periódico de segurança veicular para licenciamento anual, e emplacamento da Ciretran de Eunápolis como vinham sendo feitos, para a Ciretran de Teixeira de Freitas.

Eunápolis está geograficamente localizado no Extremo Sul da Bahia sendo a 8ª região administrativa da Bahia, ou seja, onde serve de concentração das sedes dos órgãos Federais e Estaduais, utilizados pelo município e cidades circunvizinhas tais como: Itagimirim, Itapebi, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, Itabela, e Guaratinga, é cortado pela BR 101 e tem ligação com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo a sudoeste, a cidade mineira de Santo Antônio de Jacinto; e a oeste, Santa Maria do Salto, cidades essas, que vem utilizar os serviços dos órgãos sediados no município de Eunápolis.

Contudo, no último dia 13, os sindicatos dos mototaxistas e taxistas, de Eunápolis, Cabrália e cidades vizinhas, representantes de vários segmentos sindicalistas, associações de bairros, sociedade civil e alguns vereadores como José Carlos, Galego do regional e Adelson Cirilo realizaram um manifesto que iniciou na BR 367, em seguida percorreram algumas ruas do centro da cidade finalizou nas imediações da rodoviária de Eunápolis na BR 367.

De acordo com o vereador José Carlos, o motivo da manifestação foi protestar contra a medidas tomadas pelo governador do estado, Jaques Wagner, não no tangente as cobranças pelos licenciamentos conforme documentação em anexo, mais pelo fato dos serviços de vistorias, inspeção veicular, obtenção de certificado periódico de segurança veicular para licenciamento anual, e emplacamento, serem transferidos da Ciretran de Eunápolis como vinham sendo feitos, para a Ciretran de Teixeira de Freitas conforme medida em anexo.

Vale ressaltar, que em entrevista com o vereador José Carlos, parte da Receita Federal vem funcionando em Itamaraju e que querem tirá-la totalmente de Eunápolis, assim bem como, o TCM que o governador alega que em Itamaraju a sede é própria, dessa forma evitará custos. Disse mais, o IML foi transferido para Porto Seguro, que duas escolas estaduais já foram municipalizadas, e que Eunápolis vem regredindo ao em vez de progredir.

Todas essas mudanças vêm acarretar despesas devido o fator distância pelo deslocamento para outra região, retardando e dificultando a vida da sociedade eunapolitana e de sua região, não só devido à distância mais a questão do custo-benefício, acessibilidade, celeridade, dessa forma que aí está, é um transtorno.

Uma pergunta que não quer se calar é: Porque mesmo Eunápolis foi escolhida para ser 8ª região? Ora! Por que pelo visto, todos os órgãos do estado serão extintos do nosso município.

De acordo com o vereador José Carlos, por estas e outras razões, caso essa medida não seja vetada e a Ciretran de Eunápolis volte a fazer os serviços prestados como anteriormente, caso não seja devolvido para Eunápolis o que seguiu para Teixeira de Freitas, dia 28 de fevereiro, entidades sindicalistas, poder executivo, poder legislativo, sociedade civil, associações diversas e trabalhadores fecharam a BR 101.

Os sindicatos dos mototaxistas e taxistas, de Eunápolis, Cabrália e cidades vizinhas, realizaram na manhã da última quarta-feira 13 de fevereiro.

 

Fonte: Sul Bahia News com informações de Fátima Rocha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui