Eunápolis, Itabuna e mais 4 municípios baianos recebem curso de medicina pelo programa Mais Médicos

Através do programa Mais Médicos, seis municípios da Bahia foram selecionados, por meio de edital, para receber cursos de medicina e terem a Atenção Básica da Saúde fortalecida. De 150 municípios brasileiros inscritos, 39 foram selecionados, sendo 6 baianos: Eunápolis, Itabuna, Alagoinhas, Juazeiro, Jacobina e Guanambi.

“Estamos consolidando o sonho da interiorização da formação médica. Foi uma das demandas da população nas várias rodadas de Plenárias do PPA [Plano Plurianual] Participativo”, disse o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Washington Abreu, durante um evento realizado em Guanambi, no centro sul da Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a seleção das cidades baianas, serão disponibilizadas 375 novas vagas no estado, entre as 11,5 mil no Brasil. “Somadas às que estão sendo ampliadas em seis universidades federais na Bahia e duas [universidades] privadas, antes do edital, chegamos ao total de 885 vagas”, afirma o secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde (MS), Heider Pinto.

Segundo Heider, a seleção seguiu o critério de análise da necessidade social e a capacidade de receber o curso. “Depois da assinatura do termo de compromisso pelo Ministério da Saúde, as seis prefeituras e o Governo do estado, as instituições de ensino interessadas devem participar de concorrência para ver qual tem as melhores propostas para abrir [o curso]. Ainda no final deste ano teremos as instituições selecionadas”.

Cada instituição terá um prazo de 18 meses para implantar o curso, podendo realizar vestibular ao final do próximo ano para início do curso em 2016, além de poder iniciar os programas de residência médica a partir de 2017.

 

 

 

Fonte: Correio

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui