Eunápolis integra o Plano Estadual de Mobilização Social no combate à Dengue

O município de Eunápolis agora faz parte do Sistema de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, um projeto desenvolvido pela Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB que visa a mobilização social para a prevenção e controle da Dengue. O projeto que já vigora em dez municípios da Bahia, agora conta com a participação de Eunápolis e Bom Jesus da Lapa.

No projeto, as ações de mobilização serão destinadas a 10 bairros da cidade, escolhidos através dos maiores índices de infestação predial. Em Eunápolis, os bairros contemplados foram Alecrim I, Gusmão, Itapoan, Juca Rosa, Minas Gerais, Moisés Reis, Pequi, Rosa Neto, Santa Lúcia e Urbis I e II.

O intuito do projeto é desenvolver uma nova cultura populacional de combate à Dengue, onde serão mobilizados 5 articuladores de cada bairro, totalizando um grupo de 50 articuladores, composto por pessoas da comunidade, líderes locais, indivíduos com facilidade de comunicação e que desejam resolver voluntariamente os problemas de seu bairro.

O Projeto no município conta com 4 coordenadores, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde e capacitados em Salvador pelo FLEM, que escolheram 10 sensibilizadores, pessoas que conhecem a realidade de cada bairro e irão auxiliar os articuladores nessa grande rede de combate.

A secretária de Saúde de Eunápolis, Edna Alves, falou sobre a complexidade do tema Combate à Dengue e afirmou que essa missão transcende as ações desenvolvidas apenas pela Secretaria da Saúde do município e, por isso, se faz necessária a busca de parcerias nessa batalha.

“O intuito é de que todos se sintam participantes dessa empreitada e que, juntos possamos conscientizar a população e torná-los vigilantes permanentes dessa luta”, enfatizou Edna.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Eunápolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui