Eunápolis: forças de segurança apreendem armas e mais de 150 quilos de drogas durante operação

Eunápolis: forças de segurança apreendem armas e mais de 150 quilos de drogas durante operação. Foto: Ascom

Nesta segunda-feira, 22 de março, ação conjunta de forças de segurança da região resultou na apreensão de mais de 154 quilos de drogas e 06 armas de fogo na zona rural do município de Mascote/BA.

A ação é um desdobramento da Operação Nero, que, iniciada pela Polícia Civil de Eunápolis para investigar os incêndios criminosos de três ônibus do transporte coletivo e de um caminhão da limpeza pública ocorridos na cidade, descortinou a atuação de uma facção criminosa, voltada ao tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e homicídios em toda a região.

As investigações permitiram, pois, compreender a divisão de tarefas e como estavam organizadas as diversas atividades criminosas da facção na região.

Na primeira fase, dia 11 de março, foi possível prender inclusive indivíduos que, à distância (São Paulo e Ilhéus) exerciam posições de liderança dentro da organização criminosa. Além disso, um preso do sistema prisional foi transferido para o RDD, regime disciplinar diferenciado de restrição de liberdade, já que, de dentro do presídio, conseguia ordenar diversos crimes em Eunápolis e região.

Foto: Ascom

O foco principal da ação foi a apreensão de drogas e armas, mantidas pela facção em uma “roça”, situada no Assentamento Santa Maria, município de Mascote, local onde os indivíduos mantinham armazenadas, sob seus cuidados, as drogas e armas da ORCRIM, que abasteciam Eunápolis e região. A droga apreendida está avaliada em mais de dois milhões de reais.

A ação de hoje foi resultado de ação integrada das unidades da Polícia Civil de Eunápolis, 7ª CIPM de Eunápolis, CIPA Mata Atlântica e Grupo de Operações com cães do 8º BPM de Porto Seguro, com o emprego dos cães Luck e Zorro, ambos da raça malinóis.

Os Mandados de Prisão e Busca e Apreensão foram expedidos pelo Juiz, dr. Heitor Awi Machado Atattayde. O Promotor do caso é o dr. Dinalmari Mendonça Messias.

Foram apreendidos 106,490 kg de maconha; 36,804 kg de cocaína; 11,195 kg de crack; 04 pistolas Canik 9mm; 01 submetralhadora Mauser 9mm; 01 revólver Cal 44.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui