A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) promoveram na quarta-feira, 08, um faxinaço contra a dengue no bairro Pequi. Essa ação integra o Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, que vem sendo implementado por 23 municípios baianos.
Os trabalhos iniciados na semana anterior, com orientação educativa aos moradores e divulgação por meio de carro de som, na quarta-feira se estenderam até o meio dia e foram acompanhados pelo secretário Municipal de Saúde, Mário Gontijo, pelo veterinário do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Ricardo Batista, e pelos coordenadores municipais do Projeto, Nilson Marques e Rosane Pablo.
Neuza Dias, dona de casa, moradora do bairro, disse que mantém sua casa livre do mosquito. “Hoje até estou ajudando a minha vizinha a eliminar o material inservível do quintal”.
Para Nilson Marques, Coordenador municipal do projeto e coordenador técnico de endemias, o importante nessas ações é sensibilizar os moradores para que cuidem de suas casas.
Estudantes da escola Anésia Guimarães, Desbravadores, Articuladores do Projeto, Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários da Saúde (ACS) percorreram o bairro orientando a população quanto ao acúmulo desnecessário de lixo e entulhos, alertando-os para a necessidade de se identificar e eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mosquito que transmissor da doença.
Segundo Ari Costa, comerciante do bairro, “a intenção da participação dos comerciantes é de incentivar os moradores à conscientização do papel de cada um. Se cada um fizer a sua parte, estaremos reduzindo o risco. Participo de ações como essa e campanhas e incentivo os demais comerciantes”.
A ação contou com a parceria da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Comunicação, 8ª Dires e dos comerciantes locais: Mercadinho Martins, Sensação Lanches, Bar do Ary, Sol Embalagens, Farmácia Porto e Barman Utilidades.
Fonte: Ascom