Eunápolis viveu uma noite de celebração no último sábado, 24 de agosto, com a abertura do 5º Festival Gastronômico, realizado na Praça da Igreja Matriz. O evento, que este ano traz o tema “Memórias à Mesa”, promete transformar a cidade em um polo de experiências culinárias memoráveis até o dia 15 de setembro.
A cerimônia de abertura contou com a presença de empresários e proprietários de bares e restaurantes, autoridades locais, patrocinadores, parceiros institucionais e a imprensa, além dos chefs participantes. Cada um apresentou seu prato inscrito, dando uma amostra do que o público pode esperar ao longo das próximas semanas.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, expressou o entusiasmo da equipe ao realizar mais uma edição do festival.
“Estamos muito felizes hoje por diversos motivos. Primeiro, por estarmos realizando a 5ª edição do Festival, que já se tornou um marco na cidade. Segundo, por estarmos trazendo o Festival para a Praça da Matriz, com o tema ‘Memórias à Mesa’, que convida todos a construírem novas memórias e a escreverem mais um capítulo na história do evento. Terceiro, pelas parcerias que temos. O Senac e a Abrasel são fundamentais para a realização deste Festival. A Abrasel, em especial, nos apoia desde o início e forneceu as barracas para esta edição. Agradeço também à CDL, que está conosco desde a primeira edição, e à Veracel, que contribui com a produção agroalimentar. A parceria com a Veracel, a BahiaGás e a Naturaves, entre outras, foi crucial para trazer o Festival para a Praça. Estamos muito felizes com o resultado e acreditamos que estamos construindo um legado para Eunápolis.”
O evento foi marcado por uma série de atrações culturais e artísticas. O DJ Murilo Matos abriu a programação, seguido pela apresentação da Banda Marcial Municipal e um show de Fabiano Araújo. A cerimônia de abertura oficial deu início à jornada gastronômica, que também contou com uma Cozinha Show conduzida pelo chef Alex Gregory, do Senac, além de exposições de motoclubes, carros antigos e um espaço dedicado às crianças.
Arnaldo Viana, secretário de Desenvolvimento Econômico de Eunápolis, destacou a importância de realizar a abertura do festival de forma acessível ao público.
“Esta é a 5ª edição e é o terceiro ano que a Prefeitura Municipal participa como realizadora, mas é a primeira vez que o evento acontece na Praça. Então, a pedido da prefeita, decidimos abrir ao público. Geralmente, a abertura era realizada em um recinto fechado, mas hoje todos podem participar. Isso é um sucesso! As pessoas estão aqui, apreciando nossa deliciosa gastronomia, os carros antigos e as motos. Estamos gerando renda, empregos e movimentando a economia local em Eunápolis.”
Outro destaque foi o Espaço Veracel, montado por uma das patrocinadoras master do festival, onde seis associações de produtores agroalimentares locais tiveram a oportunidade de expor seus produtos.
Rosemberg Pereira, presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Eunápolis (CDL), comentou sobre o impacto positivo do evento na economia local e no profissionalismo do comércio.
“Este é o quinto ano consecutivo em que a CDL realiza, em parceria com o Sebrae, este evento. Contamos com o apoio da Prefeitura e de outras entidades, como a Veracel, entre outras. Qual o nosso objetivo? Integrar toda a cadeia produtiva, desde o produtor até o restaurante, capacitando os estabelecimentos sobre atendimento, preparo, tendências da alimentação moderna e muito mais. Tudo isso visa promover o comércio local de Eunápolis. Nossa missão é fortalecer o comércio da cidade. Hoje, celebramos mais um ano de sucesso deste evento”, disse.
Nanci Costa, gestora do Senac de Porto Seguro, também reforçou o papel da instituição na capacitação dos profissionais do setor.
“Para o Senac, é mais um momento de satisfação, pois entendemos que a gastronomia movimenta o comércio e gera empregos. O Senac tem o papel de contribuir para esse cenário, oferecendo educação de qualidade para as pessoas desenvolverem as competências necessárias para atender os clientes e elevar o padrão dos negócios. Afinal, nossa missão é preparar profissionais para o mercado de trabalho”, disse.
“Gostaria de explicar como funciona o processo de preparação dos restaurantes participantes do festival. Desde a concepção do tema, buscamos uma afinidade com os restaurantes da localidade. Ao se inscreverem, os restaurantes têm acesso a capacitações técnicas para seus colaboradores, com foco na qualidade do atendimento e nos processos de elaboração dos pratos. Oferecemos mentorias para orientar os restaurantes na criação de pratos que estejam em consonância com o tema do festival, além de capacitações presenciais para garçons, atendentes e líderes, com foco na qualidade do atendimento e em técnicas de vendas. Este ano, em Eunápolis, incluímos uma novidade: oficinas de drinks e coquetéis, atendendo a uma demanda dos restaurantes. Acreditamos que profissionais mais preparados e qualificados contribuem significativamente para o sucesso do Festival Gastronômico de Eunápolis, que já é reconhecido por sua excelência”, acrescentou Nanci Costa.
Alex Di Pasquale, presidente da Abrasel, elogiou a iniciativa e reforçou a importância de eventos como este para o fortalecimento do setor gastronômico.
“Primeiramente, gostaria de agradecer ao Sebrae e à CDL pelo convite para a Abrasel participar desta quinta edição do Festival Gastronômico de Eunápolis. É uma iniciativa fantástica! Eunápolis precisa de eventos como este, o comércio local precisa, o setor de bares e restaurantes precisa. O evento está lindo, a praça está lotada. Tenho certeza de que será uma noite de muita alegria e um evento memorável. Com 40 restaurantes e bares participantes, acredito que não podemos ter um destino forte sem uma gastronomia forte, e Eunápolis tem tudo para se consolidar como um polo gastronômico.”
José Carlos, presidente da Associação dos Apicultores de Eunápolis (Asoape), também esteve presente no evento e compartilhou sua satisfação em participar novamente.
“Hoje, como presidente da Associação dos Apicultores de Eunápolis (Asoape), tenho a honra de participar pela segunda vez deste grande evento. Ano passado recebemos o convite para ir ao Arraial, foi um sucesso. Este ano, a Veracel nos convidou novamente e estamos aqui apresentando o Mel da Costa do Descobrimento. Representamos a região do Descobrimento na apicultura. Além do mel, estamos aqui com o Poli, o Própolis Verde, e com uma novidade: o hidromel. O hidromel é fabricado em Eunápolis por nosso amigo apicultor, o Calício. É uma grande satisfação participar deste evento tão especial.”
Luiz Tápia, diretor de Sustentabilidade da Veracel, ressaltou o compromisso da empresa em conectar a cadeia produtiva da região.
“Este é o segundo ano consecutivo em que a Veracel apoia este evento, que acontece em toda a região. Uma das nossas missões é inspirar pessoas. Ao conectar o produtor local, especialmente o familiar, com os restaurantes, levamos produtos de qualidade à mesa dos consumidores. Dessa forma, toda a cadeia produtiva – desde quem produz até quem consome – é beneficiada com produtos orgânicos e saudáveis. A Veracel tem o compromisso de levar os produtos do campo para as nossas comunidades, como Eunápolis, Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. É fantástico ver esse projeto se expandir! Inclusive, temos um novo projeto em andamento: a produção de óleos essenciais a partir das plantas Mela Leuca e Eva Baleeira. Esses óleos possuem diversas aplicações, como em analgésicos.”
Isabel Bianchi, coordenadora de Responsabilidade Social da Veracel, completou reforçando o impacto positivo da iniciativa no fortalecimento da agricultura familiar.
“É uma grande satisfação estarmos aqui com o Sebrae e a CDL. Este momento é importante porque, como empresa, temos apoiado diversas comunidades ao longo dos anos, incentivando a organização, a produção, a agrofloresta, a produção de alimentos sustentáveis e o respeito ao meio ambiente. Temos trabalhado intensamente com a agricultura familiar, valorizando o conhecimento tradicional das comunidades e promovendo o respeito à diversidade. É extremamente gratificante trazer este festival para a praça de Eunápolis, em parceria com o Sebrae”, destacou.
“Essa iniciativa possibilita a realização de rodadas de negócios, conectando produtores e consumidores e apresentando à sociedade uma variedade de produtos de alta qualidade, produzidos de forma sustentável. Temos aqui desde mel até araruta e óleos essenciais, todos elaborados com cuidado e respeito ao meio ambiente. É fundamental fortalecer a agricultura familiar, pois muitas vezes os produtores enfrentam dificuldades para comercializar seus produtos. Em parceria com o Sebrae, estamos implementando uma estratégia que vai além dos festivais, incluindo rodadas de negócios. Acreditamos que a união de esforços é fundamental para ajudar os agricultores a superar os desafios da comercialização, que é um dos principais gargalos dos projetos socioeconômicos”, acrescentou Isabel Bianchi.
A partir deste domingo, 25 de agosto, e até o encerramento em 15 de setembro, o Festival Gastronômico se espalha por 40 estabelecimentos de Eunápolis, desafiando os chefs a proporcionarem experiências que não só deliciem o paladar, mas também evoquem histórias e memórias agradáveis. Com a realização do Sebrae e da CDL Eunápolis, e a correalização da Abrasel e do Senac, o festival já se consolidou como uma das festas mais esperadas do calendário regional.
O evento conta ainda com o patrocínio master da Veracel, Bahiagás, Naturaves, Sicoob, Giovanna, Cambuí e Indiana, empresas que reconhecem a importância de apoiar uma iniciativa que valoriza a gastronomia local e a cultura da região. Os próximos dias prometem ser uma verdadeira celebração dos sabores e das tradições que formam a identidade de Eunápolis.