Eunápolis: coordenador esclarece atribuições do Centro de Controle de Zoonoses, em entrevista de rádio

Foto: Ascom

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Eunápolis, Everton Rusciolelli, respondeu às principais dúvidas da comunidade, através do programa 92 Notícias, da Rádio Ativa FM, na manhã desta quinta-feira (08/06), quando alertou para a “posse responsável, que significa criar os animais em domicílio para que não agridam outras pessoas, não provoquem acidentes nas ruas e estradas e não façam sujeira nas cidades”.

O CCZ é uma unidade vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da secretaria municipal de Saúde, e tem com finalidade coordenar e executar as atividades de controle de doenças transmitidas por animais. O CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com intervalo das 12h às 14h para o almoço.

Respondendo à pergunta do apresentador Fávero Moraes, o médico veterinário, Everton Rusciolelli, desmistificou a crença de que o CCZ existe para realizar a eutanásia de animais. “a carrocinha – explicou ele – realiza o recolhimento seletivo de animais de rua e sem dono, os agressivos, ninhadas abandonadas, animais portadores de zoonoses de risco ou animais em estado avançado de doença”.

A carrocinha realiza rondas periódicas de acordo com denúncias da população através do telefone do canil: (73) – 98159-5632 ou pessoalmente no CCZ onde os animais são recolhidos e aguardam um prazo de três dias para serem resgatados pelos donos mediante o pagamento de uma multa e taxa de manutenção fixada pelo município e amparada em lei.

AGENDA DE CIRURGIAS

Everton Rusciolelli informou que a agenda para cirurgias é aberta na segunda-feira da última semana do mês e a população pode entrar em contato através do telefone do canil (73) 98159-5632 ou pessoalmente. Lembrando que a agenda do mês de Julho será aberta no próximo dia 26 deste mês de junho.

Por fim, explicou que a cada quatro meses o CCZ, com o apoio da secretaria municipal de Saúde, promove as feiras de adoção de animais clinicamente saudáveis e fora do período de observação que estão no canil. A adoção é feita mediante apresentação de comprovante de residência e documento de identificação pessoal com foto.

A pessoa interessada em adotar um animal deve ser maior de 18 anos. Recomenda-se levar coleira para animais adultos ou caixas para retirar os gatos ou filhotes.

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui