Eunápolis: Caravana conhece manifestações culturais e pontua necessidades

Com o intuito de criar espaços de diálogo entre a Secretaria de Cultura, a comunidade cultural e representantes do poder público local, a III Caravana Cultural passou por Eunápolis na quinta-feira, 21. Composta pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, e por uma equipe de 20 dirigentes e técnicos da secretaria, a Caravana Cultural, em sua 3ª edição, está percorrendo 11 cidades dos territórios de identidade do Extremo Sul e Costa do Descobrimento.

Acompanhada da diretora do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Geni Batista, a comitiva da Cultura do governo do estado visitou os pontos de cultura da cidade para que pudessem ver de perto todas as manifestações culturais da cidade. “Nosso objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a realidade e a cultura de cada região, possibilitando que a equipe da Secretaria formule e desenvolva políticas culturais sintonizadas com cada Território de Identidade visitado, identificando suas potencialidades e necessidades. É o nosso olhar diagnóstico frente as manifestações culturais da Bahia”, explicou Albino Rubim, secretário de Cultura do Estado da Bahia.

A culminância da visita foi no Auditório do CETEPES (antigo Colégio Modelo), onde os pontos de culturas, artistas locais, grupos culturais e integrantes do poder público municipal se reuniram para apresentações dos artistas eunapolitanos e debate com o secretário de Cultura.

Com apresentações de cordel e coral infantil do Departamento de Cultura, peça teatral de Guaratinga, fanfarra, grupo de dança hip hop de Eunápolis, bumba meu boi do bairro Rosa Neto, grupos de capoeira Arpão e Ginga Eunápolis, artistas plásticos com pintura em tela, barracas de artesanatos e comidas típicas com Sandra do Acarajé e a presença dos representantes dos pontos de Cultura Viola de Bolso e Capoeira Raça, a tarde foi repleta de cultura. “O maior ganho para nossa cidade foi poder apresentar à Secretaria de Cultura do estado a nossa diversidade, a riqueza de movimentos culturais que obtemos em nossa cidade e as necessidades de cada uma delas para que as melhorias e investimentos possam ser feitos de acordo com a nossa demanda”, contou Geni Batista.

 

Ascom daPrefeitura de Eunápolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui