Meninos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV pelo SUS em postos de vacinação em todo o município. O anunciou foi feito pela Prefeitura de Eunápolis por intermédio da secretaria municipal de Saúde. Outra mudança é que meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão ser imunizadas.
Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.
Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus. O procedimento segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras.
Meningite C
Todos os postos de saúde de Eunápolis também já estão vacinando meninos e meninas de 12 a 13 anos contra meningite C. Até 2016 essa imunização era oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.
Pessoas com HIV
A vacinação contra HPV também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente.
“No caso desse público, as pessoas soropositivas não precisam se dirigir ao posto de saúde, devendo ser atendidos no SAE/CTA que fica na Rua Sete de Setembro, no antigo prédio da Assistência Social”, como destacam as enfermeiras Kelly Rebouças e Ana Carolina Azevedo, técnicas da Vigilância Epidemiológica de Eunápolis.
Importante levar a Caderneta de Vacinação para atualização. Ela deve estar em dia, mesmo depois dos 50 anos.