Eunápolis: 25 anos com ações de cidadania e apresentações culturais

Um dia atípico marcou as comemorações dos 25 anos de emancipação política de Eunápolis, no sábado, 11. Várias ações foram direcionada para o campo da cidadania, que durante todo o dia de sábado atraiu uma boa parte da população, as pessoas tiveram a oportunidade de ter acesso a vários serviços gratuitamente.

Paralelo a essas ações, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Eunápolis, encaminhou uma equipe que através do Cartório do Registro Civil emitiu certidão de nascimento e 2ª via gratuitamente e intermediou emissão de RG junto ao SAC local. Também na área da saúde, várias atividades foram realizadas como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e ainda peso e medida.

Já pela Assistência Social, encaminhamento para o Bolsa Família e inscrições para os cursos do Pronatec, assumiram destaque na pasta, com os interessados buscando informações a todo instante. O CrediBahia apresentou para os presentes a sua linha de crédito e orientou os seus futuros clientes de como se unir para ter acesso ao reforço financeiro, isso depois de reabilitação do crédito, junto à CDL, em alguns casos. Todas ações tiveram lugar na praça da Bandeira.

Atividades Culturais

Já pela parte da tarde, desta vez na Praça da Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora, a Secretaria de Educação do Município, através do Departamento de Esporte e Cultura, mostrou os valores culturais que estão sendo oferecidos gratuitamente, por meio de incentivos da Prefeitura de Eunápolis. Foi o caso da Cia de Balet Isabel Santana, onde o professor Thiago fez bonito com seus alunos e alunas; o professor Nairo Ramos e Gley empolgaram o público presente com belíssimas apresentações de dança de salão; professora Cleusa falou da história de Eunápolis em Cordel, assim como o Sr. Antonio Reis, que apresentou um bonito relato sobre os tropeiros que faziam o transporte de mercadorias no lombo dos animais, unindo as cidades que se distanciavam uma das outras.

Várias apresentações se sucederam, como foi o caso da Fanápolis – Fanfarra de Eunápolis, com uma excelente apresentação; O Viola de Bolso com um Cordel direcionado para a vida no campo; apresentações de grupos de Balet com novos talentos de crianças e jovens; grupos musicais como Tigrão do Forró, Zé do Forró e Ary Ceresteiro; Teatro Municipal com as peças Dengue na Burguesia e Cia do Teatro com “Causos” de Eunápolis, além de grupos de capoeira. Tive ainda apresentação do deficiente visual Eduardinho do Forró, que chamou atenção de todos pela sua intimidade com o órgão.

Também escritores da casa como Dona Maria Fonseca, Paulo Barbosa, Antonio Reis e a professora Glória aproveitaram a ocasião para apresentarem seus trabalhos ao público.

Foi uma festa simples mais que contou muito com a habilidade da Secretaria de Educação e a participação de todas as secretarias.

No domingo, uma missa festiva foi celebrada na Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora, pelo Bispo Diocesano Dom José Edson Santana Oliveira, seguida do hasteamento das bandeiras do município, Estado e Brasil, na praça da Bandeira, terminando com o passeio ciclístico pelas ruas da cidade, com a participação de vários ciclistas, sendo este o 4º passeio organizado pelo Rotary Clube de Eunápolis, que ao final sorteou um total de 12 bicicletas.

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui