Ética em pesquisa é tema de seminário na UFSB

Seminário discute ética em pesquisa. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Durante esta sexta-feira, 16 de agosto, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediou um seminário promovido pelo seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos. O evento se estendeu por todo o dia.

O tema norteador do seminário foi Pesquisas que envolvem seres humanos e a atuação do comitê de ética da UFSB. Dentro da programação, foram apresentados tópicos sobre trabalhos submetidos ao comitê e os que dispensam a avaliação.

A UFSB Campus Paulo Freire

Além disso, os participantes tiveram contato com a legislações e normas, Plataforma Brasil, documentos para protocolo e dúvidas foram sanadas.

A coordenadora do CEP, a professora Ana Paula Pessoa

A coordenadora do CEP, a professora Ana Paula Pessoa de Oliveira, foi quem abriu o seminário. Ela esclareceu que o evento se configura como uma ação educativa para os pesquisadores – tanto docentes quanto discentes – no extremo sul, independente da área de estudo.

O evento durou todo o dia

O pesquisador precisa ter o entendimento que o participante da pesquisa tem direitos que precisam ser respeitados. Toda pesquisa envolve riscos, seja de constrangimento ou de desconforto, e o pesquisador precisa minimizá-los“, explicou.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui