As manchas de petróleo que há mais de dois meses estão se espalhando pela costa nordestina chegou às praias do Extremo Sul da Bahia. Alcobaça, Prado, Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa já possuem ocorrências confirmadas. Preocupados com os impactos socioambientais, estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), junto a outros coletivos, estão se mobilizando para promover a limpeza das praias.
Em reunião acontecida na noite de segunda-feira (04), membros da UFSB relataram a primeira experiência nas praias. “Nós fizemos um boca a boca virtual”, contou Leandro Lyrio, técnico administrativo da instituição, que participou do processo de arrecadação de verba, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e da primeira coleta das manchas de óleo.
Da reunião, que contou com a participação da coordenadora regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Patrícia Reis, além de professores da casa e pessoas externas, foi deliberada a divisão das atividades por comissões. Comunicação, Doações & EPIs, e Científica – nestes grupos, o trabalho está sendo organizado com a interação de membros das cidades litorâneas e a contínua troca de informações, com a participação de estudantes, professores e comunidade em geral.
Além da coleta do óleo/petróleo propriamente dito, a preocupação da Frente estudantil cresce em relação aos animais marinhos e/ou que podem entrar em contato com a substância. Para preparar voluntárias/os no resgate e cuidado dos animais, as/os estudantes realizarão um treinamento na sexta-feira (08), na UNEB voltado para interessadas/os em auxiliar no trabalho.
AJUDE VOCÊ TAMBÉM!
SAIBA COMO:
- DOE EPIs (galochas, luvas de PVC ou Nitrílicas, máscaras para respiração contra gases, óculos e protetor solar): locais de entrega – UFSB (procurar Leandro na Secretaria Acadêmica); UNEB (no Colegiado de Biologia).
- SEJA VOLUNTÁRIO e participe da limpeza das praias: SE INSCREVA NO LINK à https://surveyheart.com/form/5dbe00cc827a2b0fc83a1a29
- DIVULGUE esta nota e a informação: NÃO ENTRE EM CONTATO DIRETAMENTE COM O ÓLEO, POIS COLOCARÁ A SUA SAÚDE EM RISCO!