Para amenizar a situação de moradores de ruas e famílias carentes, que sofrem com o inverno, estudantes da equipe de futsal feminino do Centro Integrado de Educação Luiz Navarro de Brito (Cienb), em Vitória da Conquista, região do sudoeste baiano, criaram a campanha destinada à arrecadação de agasalhos e roupas para doação. A cidade tem registrado temperaturas muito baixas, chegando a 9ºC. Para esta quarta-feira (19), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima na cidade ficar em 10ºC.
O professor e organizador do projeto ‘Cienb Solidário’, Rafael Meira, diz como surgiu a ideia para a mobilização das estudantes. “Todas as participantes são atletas do futsal feminino, que têm aulas de 17h20 às 19h. E, com a chegada do inverno, elas começaram a reclamar do frio neste horário. A partir daí, surgiu a pergunta – se nós, que somos atletas, estamos reclamando da temperatura, imagine as pessoas que não têm algo apropriado para o frio?”.
Com esse questionamento, os alunos se mobilizaram e iniciaram a divulgação da ação na unidade, percorrendo as salas de aula e disponibilizam duas grandes caixas no corredor da escola. Mas a ideia é ter também doações externas. “Até a próxima sexta-feira (21), estamos realizando arrecadação. Não temos restrições, podem ser doados agasalhos, roupas e lençóis, para adultos e crianças. Até alimento nós recebemos. O interessado pode trazer para a escola, que qualquer funcionário está apto a receber o material”, explica Rafael.
A integrante do time de futsal, Andreza Fernandes, 20 anos, afirma que ela e as colegas estão mobilizando os familiares, vizinhos e faz um convite para que todos possam se envolver. “Precisamos ter a consciência de que existem pessoas necessitadas e que é necessário uma ação solidária para darmos mais conforto a essa população carente. Esperamos arrecadar o máximo possível para, a partir da próxima semana, organizarmos a distribuição”.