Estudantes ocupam Reitoria da UNEB após impasse em eleições internas

Foto: Reprodução

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) amanheceu ocupada por um grupo de estudantes que cobram da administração central da instituição um posicionamento frente ao impasse gerado nas eleições do Diretório Central dos Estudantes da UNEB (DCE).

A chapa de oposição, eleita no pleito realizado no dia 4 de dezembro (quarta-feira), ainda não teve sua vitória homologada pela Comissão Eleitoral, ligada a chapa derrotada e que estava no controle da entidade estudantil há 18 anos.

Os estudantes ocupantes denunciam também que os últimos coordenadores do DCE, ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT), estão hoje em cargos de confiança na Reitoria por indicação do próprio reitor.

View this post on Instagram

OCUPAÇÃO A DEMOCRACIA VALE A LUTA! No dia 16 de Dezembro de 2019, nós, estudantes da UNEB, na tentativa de barrar o golpe arquitetado pela maioria da comissão eleitoral nas eleições para o DCE, ocupamos a reitoria da Universidade do Estado da Bahia. 💥 Chegou a hora de radicalizar! Nesse sentido, convidamos os estudantes da UNEB para somar nessa luta e barrarmos o golpe juntos. Abaixo, nossa programação para esta terça-feira, dia 17 de Dezembro de 2019 . . – 07:30 às 10:00: Fechamento da reitoria – 10:00: Roda de conversa sobre a importância do DCE para o movimento estudantil – 12:00: Almoço coletivo – 15:30: Cine Bacurau – 18:00: Sarau da ocupação Vem ocupar com a gente durante a noite também! KIT OCUPAÇÃO – Colchão. – Materiais de higiene pessoal. VEM COM A MUDANÇA, EM DEFESA DA DEMOCRACIA!

A post shared by DCE UNEB – A UNEB vale a luta (@dceuneboficial) on

O funcionamento da Reitoria está suspenso e os estudantes condicionam o fim da ocupação a uma audiência com o reitor José Bittes.

Pelas redes sociais, a chapa 02 “Cantos de Renovação” defende a legitimidade do processo eleitoral e cobra um posicionamento imediato da Comissão Eleitoral que foi eleita responsável para dirigir.

https://www.instagram.com/p/B58_rPKlIZM/?utm_source=ig_web_copy_link

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui