Estudantes do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Teixeira de Freitas, participaram do evento 10 Anos de PIBID/UNEB: o protagonismo da UNEB no processo de formação inicial para docência.
A ação foi promovida em todos os 24 campi da universidade espalhados por toda a Bahia, em comemoração a uma década de atuação junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
Durante a programação, foi oportunizada a troca de experiências entre as diversas áreas e departamentos por meio de videoconferência. O programa se consolida na universidade como um dos programas mais exitosos voltado para a formação dos estudantes de cursos de licenciatura.
A professora Aline Brito, do Colegiado de Letras/Português, do Campus Teixeira de Freitas, é uma das 52 coordenadoras de área e falou sobre a atuação do programa. Ela explica que o PIBID está em vários cursos que conseguiram aprovação nos editais.
“O aluno de licenciatura precisa esperar o estágio supervisionado pra ir para a sala de aula. O PIBID antecipa essa experiência e com isso o bolsista consegue aplicar os conhecimentos teóricos de uma maneira mais efetiva no contato com as escolas“, disse.
O Colégio da Polícia Militar (CPM) Anísio Teixeira é uma das escolas que recebe os discentes participantes. A professora Denise Santiago é supervisora na instituição e comentou sobre os benefícios do programa.
“É muito interessante porque ensino e a aprendizagem não ficam estagnados. É preciso estar em contato o tempo todo com novas teorias e conceitos e a academia traz isso. Para o professor que já está na escola, é um incentivo para que nosso trabalho ganhe outros ares e possa se reverberar de uma maneira mais efetiva, com um sangue novo“, destacou.
Os bolsistas de iniciação à docência (ID) recebem R$ 400 por mês, dentro de período de tempo determinado. Lucas do Carmo é um dos 1248 participantes pela Uneb. Ele tem 20 anos e está matriculado no 4º semestre do curso de Letras e falou um pouco sobre sua experiência.
“É muito significativo até mesmo para a gente saber se queremos mesmo seguir a carreira da docência. Eu acredito que o Pibid só tem a agregar na formação dos futuros professores que, no caso, somos nós. O contato com os alunos, com a escola, uma interação muito mais próxima que auxilia bastante nesse processo formativo“, disse Lucas.
10 anos de PIBID/UNEB
A Uneb aderiu ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 2009, participando de Edital Público Federal, reafirmando sua histórica identidade com a docência, a formação de professores, articulação com a Educação Básica e ampliação de oferta de educação superior gratuita e de qualidade referendada na capital e no interior da Bahia compromissada com a expansão nos/dos seus
territórios.
O programa
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.
Os bolsistas
O estudante de licenciatura é a principal figura do Pibid, pois o programa foi desenhado para enriquecer sua formação prática.
Ao ingressar no Pibid, ele dedica ao menos 8 (oito) horas semanais às atividades do projeto, elabora portfólio com o registro das ações desenvolvidas, entre outras ações.
O bolsista ID não pode assumir as funções de um professor da escola nem realiza atividades administrativas, seja na escola, seja no projeto.