Estudantes baianos são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Estudantes baianos são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil
Estudantes baianos são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Foto: Josenildo Almeida – ASCOM/SECBA / Ilustrativa

A Bahia tem 54 equipes finalistas na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na rede estadual de ensino, o programa Bahia Olímpica, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), mobiliza os estudantes para que participam das olimpíadas nas diferentes áreas do conhecimento, como forma de fortalecer as aprendizagens.

O Colégio Estadual Dr. José Carlos Bezerra Carvalho, em Paripiranga, tem duas equipes na final, com seis estudantes envolvidos. A unidade escolar desenvolve o Bahia Olímpica durante o ano e o interesse pela História tem conquistado cada vez mais estudantes. No ano passado,  três equipes foram finalistas e conquistaram a medalha de cristal, de honra ao mérito. Neste ano, foram escritas dez equipes na ONHB, com 30 estudantes.

Josefa Marcela Santos de Jesus, 17 anos, 3º ano, é uma das finalistas e fala da alegria por ter passado pelas seis fases anteriores. “Estou muito feliz com o resultado. Fizemos tudo pelo Google Meet e WhatsApp e além do que aprendi, fiz várias amizades pelo contato com equipes de outros estados. Agora, pretendo estudar mais para a final no dia 16 de agosto e conquistar uma medalha. Estou muito orgulhosa e a minha família toda também”, afirmou.

A orientação dos estudantes foi realizada virtualmente pelos professores orientadores Edson Peixoto, Sandra Correia e Elisa Ribeiro. “O projeto reúne estudantes de várias séries, que ganham uma experiência imensa para todos os componentes curriculares. Eles entendem o aprendizado como algo contínuo e que não se acaba, são destaque em todas as atividades da escola e quando saem daqui ingressam no Ensino Superior. O Programa Bahia Olimpíada é certeiro nisso, no incentivo ao protagonismo estudantil”, comentou a professora Elisa.

Ao todo são 415 grupos de 99 cidades de todos os estados do país que irão concorrer a medalhas de bronze, prata e ouro da ONHB, em uma cerimônia on-line, em 12 de setembro. A região Nordeste é a que tem maior número de equipes na final da ONHB. Juntos, eles somam 285 grupos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui