A situação das estradas do Extremo Sul é de uma precariedade total. Na sua visita à Caravelas, no dia 9 de novembro, Jaques Wagner reconheceu o fato e avisou que a inana estará resolvida até o final de 2014. Os prefeitos da região são unânimes em reclamar da situação e ficaram esperançosos com a promessa do governador, de completar 9000 quilômetros de estradas recuperadas ou novas por aqui.
Boas falas.
Ainda nas estradas
Todos sabem da importância das empresas maiores que aqui atuam no desenvolvimento do Extremo Sul. Deveríamos também avaliar o mal que essas empresas causam à região e cobrar do governo uma vigilância maior sobre elas. Na questão das estradas, por exemplo, qual a contribuição que o eucalipto dá para a conservação delas? Será que há uma fiscalização rígida para saber se as cargas transportadas estão cumprindo a lei de pesos? O mesmo vale para as empresas de transporte das imensas pedras de mármore: estão dentro da lei? E, mesmo que nominalmente estiverem, estão ajudando de que maneira na conservação das estradas? Afinal, qualquer empresa tem uma obrigação social para com a sociedade que a acolhe.
Será que no Extremo Sul e na Bahia é diferente?
Saudades
Quando se vê os absurdos que o monopólio do eucalipto vem praticando na região é que a gente sente falta de Padre José e sua luta quixotesca contra tais abusos. Seus seguidores seguem lutando, mas a figura de Josephus passava força e receio para os abusantes.
Faz falta demais o padre velho.
Tapete vermelho
Fez muito sucesso a segunda sessão do cineclube Sal na Pipoca, organizado pelo pessoal do site Tira Banha e do Departamento de Cultura. O cineclube exibiu o filme Tapete Vermelho, uma homenagem comovente ao cômico Mazzorapi. Mais de 50 pessoas estiveram no Galpão da Cultura, com direito a refrigerante e pipoca.
Vem mais coisa boa por aí.
Nos passos de Hannah Arendt
Esse velho escriba tem fixação por biografias, desde que elas sejam escritas com critério e senso crítico. A de Laure Adler, “Nos passos de Hannah Arendt” é uma delas. Arendt foi uma das intelectuais mais importantes do século passado, com sua obra abrangendo desde a filosofia, a política e a ética. Hanna foi combatente na luta pelos direitos humanos, teórica da democracia e filósofa da fragilidade humana. Essa é uma biografia de reconstrução dos passos de Arendt no que ela tinha de mais precioso: a vida vivida integralmente, sempre fazendo do homem o sentido de suas interpretações. A editora é a Record.
Leitura essencial.
Do túnel com…
Charles Caleb Colton: “Pedimos conselhos mas esperamos
Provérbio ucraniano: “Ame seu vizinho mas não derrube a cerca.”
aprovação.”
Max Gunther: “Quando um barco começa a fundar, não reze. Abandone-o.”