Estoicismo e desemprego

Uma das melhores lições que podemos aprender com os estoicos é a da humildade. Pela humildade podemos ver que é possível aprendermos cem vezes mais com uma perda do que com uma vitória. Os estoicos veem uma perda de uma forma bem crua e honesta.
Nas artes marciais existe um ditado que diz “se vou perder, vou aprender”. O desemprego te coloca na arena, para ser atropelado ou não pelo touro, quando você gostaria de estar sentado nas arquibancadas.
Os estoicos dizem que se você olhar atentamente, vai perceber que a lição aprendida vai te capacitar a enfrentar as próximas batalhas, desta vez, estando mais forte e sábio que anteriormente.
Na filosofia estoica, há uma crença de que nenhuma situação nos deixa até que ela nos ensine a lição que ela contém.
Para melhor ou pior, dor e desconforto são os melhores professores, segundo o estoicismo. É o presente que nos ensina e nos prepara, para chegarmos muito além do que imaginamos sermos capazes.
É sobre escolha e você deve fazer um esforço consciente para tentar melhorar e deve fazer isso dia após dia.
Quando você escolher aceitar o desemprego como um presente, ao invés de enxergá-lo como uma maldição, é que as coisas começarão a dar certo na sua vida.
Na vida, uma morte ou doença na família, uma ação judicial, um fracasso ou desaceleração nos negócios, ou um desemprego repentino podem colocar uma pessoa sob muita pressão.
Existe um provérbio frequentemente citado que diz:
“Chorei porque não tinha sapatos até conhecer um homem que não tinha pés.”
A ideia não é resignar-se à situação, mas lembrar que é possível lidar com qualquer circunstância e não perder a esperança.
Por esse motivo, eu escolho adotar uma mentalidade estoica quando se trata de adversidade, e vamos ser honestos, não é como se a adversidade fosse te deixar em paz. Mesmo que você já a tenha enfrentado uma vez, ela vai voltar de novo em alguma outra forma ou modo no futuro.
Então, ao desenvolver uma mentalidade forte, isso permite que você tenha a oportunidade de enfrentar a adversidade de novo, na próxima vez, com mais determinação e força.
É essa mentalidade resiliente que vai te permitir sair do desemprego mais rápido e a continuar progredindo.

João Misael Tavares Lantyer
Escritor: “Retalhos na Pandemia”,”Tormento”,”Crônicas Azuis” e “Dia a Dia”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui