Estadual: Revendas têm até o dia 31 para lançar as vacinas no sistema informatizado da Defesa Agropecuária da Bahia

A entrada e saída de vacinas contra as principais doenças, a exemplo da Febre Aftosa, Brucelose e Raiva, devem ser lançadas pelas revendas e distribuidoras no Sistema Informatizado da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), até o último dia do mês de outubro (31). As equipes da Agência, vinculada à Secretaria de Agricultura, distribuídas entre as 71 gerências técnicas e os 335 escritórios em toda Bahia, estão orientando os proprietários dos estabelecimentos, com objetivo de informatizar o lançamento das vacinas adquiridas pelo produtor, ficando dispensados da apresentação de relatórios impressos, o que dará mais segurança e agilidade ao Sistema de Defesa Agropecuária.

Desde ontem (13) até o fim do dia de hoje (14), uma equipe composta por profissionais das gerências de Salvador e Valente, encontra-se no município de Conceição do Coité para realizar os primeiros passos para adesão das revendas: a criação dos perfis, o inventário do estoque de vacinas e o treinamento dos lojistas para o controle de entrada e saída de vacinas, através do Sistema Informatizado. Assim ocorrerá com todos os estabelecimentos cadastrados na Adab para comercialização das vacinas.

O coordenador, Antônio Maia, explica que primeiramente é criado um perfil e senha para cada revenda, caso ainda não tenha sido realizado tal procedimento na primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, em maio deste ano. A partir deste procedimento, a entrada e saída das vacinas passam a ser registradas, obrigatoriamente, e as informações podem ser consultadas facilmente pela Adab e pelo próprio produtor, se por acaso a nota fiscal de compra da vacina for extraviada.

“A primeira vista, pude perceber que os revendedores estão satisfeitos com a proposta que facilita o fluxo de informações entre as revendas e a Adab. Ainda assim, vamos fazer um acompanhamento mais próximo, monitorando se os lançamentos estão sendo realizados a contento, retirando dúvidas e reportando eventuais erros ou necessidades de adequação do Sistema”, acrescenta Maia.

O registro do controle do estoque de vacinas já acontece de forma manual e é considerado fundamental no confronto de informações, principalmente, para a obtenção do resultado da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. “Por isso, as revendas precisam estar alinhadas ao sistema para a segunda etapa de vacinação deste ano, que acontece no próximo mês, de 01 a 30 de novembro. Assim, a Adab irá verificar o êxito da estratégia, para que, num futuro bem próximo, possa facilitar a declaração pelo próprio criador, com segurança, transparência e comodidade, sem a necessidade do mesmo comparecer ao escritório da Agência”, completa o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal. “Os elos da cadeia precisam estar estabilizados, dando confiabilidade para que a diretoria da Agência possa, definitivamente, informatizar a declaração do criador”.

Ascom Adab, 14/10/2014

[email protected]

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui