Estados dos EUA planejam processo contra o Facebook

Estados dos EUA planejam processo contra o Facebook – Foto: Dado Ruvic/Ilutração

Um grupo de Estados norte-americanos liderado por Nova York está investigando o Facebook por possíveis violações antitruste e planeja abrir um processo contra a empresa na próxima semana, disseram quatro fontes familiarizadas com o assunto na quarta-feira, 2 de dezembro.

Seria o segundo grande processo movido contra uma gigante da tecnologia neste ano. O Departamento de Justiça processou o Google da Alphabet em outubro.

Mais de 40 Estados planejam assinar o processo, disse uma fonte, sem identificá-los.

O Facebook se recusou a comentar. Um porta-voz do gabinete do procurador-geral de Nova York não quis comentar.

Não se sabe que acusações os Estados planejam incluir no processo. Uma alegação frequentemente feita contra o Facebook é que ele buscou estrategicamente comprar pequenos rivais potenciais, geralmente com um grande prêmio. Isso inclui o Instagram em 2012 e o WhatsApp em 2014.

O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, argumentou em depoimento no Congresso dos EUA que a empresa tem uma série de concorrentes, incluindo outras gigantes da tecnologia. Ele defendeu aquisições polêmicas como Instagram e WhatsApp, dizendo que a companhia ajudou a expandir as plataformas de pequenas e insignificantes para grandes potências.

Fonte: Yahoo

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui