A estação espacial encontra-se em órbita da Terra a uma altitude de aproximadamente 400 quilômetros, uma órbita tipicamente designada como órbita terrestre baixa. Segundo o professor Amauri José da Luz Pereira, ela dá mais de 15 voltas por dia em torno do globo terrestre, levando cerca de 90 minutos para cada volta e podendo ser vista a olho nu. “Os astronautas passam 45 minutos de noite e 45 minutos de dia.” Em abril de 2017, a americana Peggy Whitson tornou-se a pessoa que passou mais tempo na estação, permanecendo em órbita por mais de 534 dias. O Brasil foi expulso da estação espacial internacional, a ISS, por não cumprir acordos.
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estão desde junho na ISS, em uma missão que deveria durar somente 8 dias. Problemas na nave Starliner colocam a tripulação em risco, e a cápsula voltou vazia esta semana. Os dois astronautas só poderão voltar em fevereiro ou março de 2025.
Claramente, ser um astronauta bem treinado voando no espaço é diferente de ser empurrado para um bloqueio relacionado a uma pandemia. Os dias na estação espacial não passam como papel em branco; eles estruturam uma rotina diária de tarefas, e nas horas de folga, praticam meditação para aliviar o impacto de estar no espaço.
O silêncio do espaço traz para mim a sensação de plenitude.