Espiritualidade

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.” (João 4.23)

Espiritualidade é um tema que saiu dos círculos religiosos e agora transita livremente nos ambientes acadêmicos e empresariais. E isso é muito bom. Temos muito a aprender sobre espiritualidade. Mesmo pessoas como nós, religiosas, que lidam com ela há tanto tempo. A espiritualidade tem sido explorada e há um anseio por compreende-la. Há muitos ensinos oferecidos, nem todos convergentes. Como sobre tudo mais, há verdades e mentiras sendo ditas. Para nós, cristãos, vem de Jesus e das Escrituras o que é verdade sobre ela, embora possamos, a partir disso, aprender outros aspectos. Nas Escrituras ela é ilustrada pelo coração, de onde procedem todas as saídas da vida (Pv 4.18). Jesus, em certo momento, toma os olhos como imagem dela e diz: “se seus olhos forem maus, todo seu corpo estará em trevas” (Lc 11.34b).

Jesus ensina que a espiritualidade é a verdadeira imagem de quem somos. É nossa essência, vale mais que nossa materialidade. Tanto que, se precisarmos perder na materialidade para ganhar na espiritualidade, compensa (“se sua mão o faz pecar…” Mt 5.30). Podemos manipular nossa materialidade, mas não nossa espiritualidade. Ela não pode ser mascarada, disfarçada, artificialmente melhorada. Ela pode ser adoecida e ferida, bem como curada e restaurada. Pode crescer em saúde e vigor e pode perder ambos. E Jesus nos disse que é com essa nossa verdadeira identidade que o Pai se relaciona. Ele não se impressiona com o que mostramos exteriormente, com nossos discursos e orações bem elaboradas. Ele sabe quem somos e é com quem somos que Ele lida. Ele vê além dos atos. Vê as motivações e as julga. As pessoas que desfrutam comunhão verdadeira com Ele o fazem neste nível de suas vidas. Ele não é dado a superficialidades.

“Quem vê cara não vê coração!”. Esse dito não se aplica ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Ele sempre vê o nosso interior e não aceita de nós nada menos que nossa verdadeira identidade. Ele quer nos transformar. Sua premissa é: “quando os olhos forem bons, todo o seu corpo estará cheio de luz” (Lc 11.34a). Nosso verdadeiro problema está em nosso interior, nossa enfermidade mais séria está em nossa espiritualidade. Não temos recursos para, sozinhos, resolver o problema. Precisamos do Pai dos espíritos. Deus nos amou e nos enviou Jesus para que, pela fé nele, sejamos ajudados! Crê em Jesus quem se submete para ser refeito e vir a ser uma nova criação (2Co 5.17). Isto envolve princípios, valores, atitudes e visão da vida. Podemos saber o que nossa espiritualidade é, mas somente Deus, por meio de Cristo Jesus, pode fazer alguma coisa definitivamente boa por ela!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui