Circuito Revemar XC em Arraial d’Ajuda
Sucesso total, o circuito foi válido pela 3ª etapa do Campeonato Baiano 2011 e 2ª etapa do Brasileiro.
Os motores roncaram no fim de semana em Arraial d’Ajuda. A Fazenda do Pagão sediou, nos dias 14 e 15, o Circuito Revemar XC, válido pela 3ª etapa do Campeonato Baiano 2011 e 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Cross-country. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e recebeu pilotos de todo o país, que disputaram em 7 categorias: Over 35 e 45, Nacional A e Nacional B, Novato e XC1 e XC2.
Alto nível técnico para pilotos regionais e nacionais
As provas, que exigiram velocidade e resistência, foram realizadas em 3 baterias de 50 minutos, o que representava para os pilotos grande cansaço e esgotamento físico, ao final de cada uma delas. O diretor técnico e coordenador do evento, Ailton Souza, considerou de alto nível esta etapa do Brasileiro: “Os melhores do Brasil estão na competição”. Entre eles, os favoritos Felipe Zanol, tetracampeão brasileiro de cross-country e sétimo colocado no Campeonato Mundial de Enduro. Zanol levou o primeiro lugar na categoria XC1, a mais esperada do dia. “Gostei do terreno e achei tudo muito bem organizado. Isso motiva a disputa dentro da pista. Na primeira etapa do brasileiro fiquei em terceiro lugar. Mas vim para defender o título”, declarou; e Paulo Stédile, campeão brasileiro de Motocross e Supercross, que garimpou a quarta colocação da XC1. Para o paranaense, a adaptação com o clima e a pista foram grandes desafios: “Cada terreno é diferente e o piloto precisa ter intimidade com o lugar onde pisa”.
Da região, o destaque foi Toninho Baiano, de Itabela, que ficou em primeiro lugar na categoria Nacional A: “Uma bela etapa. O melhor foi liderar de ponta a ponta”, disse o piloto. Representando Porto Seguro, nomes como Ricardo Valiense, de Arraial d’Ajuda, campeão da Nacional B; Marco Túlio Coelho, de Arraial d’Ajuda, terceiro lugar na Nacional A e Roberlan Checon, diretor da prova local e sétimo lugar na categoria Over 35.
Exemplo de organização
De acordo com Zé do Rádio, o presidente da Federação Baiana de Motociclismo (FBM), o circuito foi um sucesso, desde a organização até a imparcialidade no cumprimento das regras. O local do evento também ajudou: “É uma conquista da Bahia trazer a etapa de dois campeonatos importantes. E para os pilotos, a vantagem é que estamos no extremo sul do estado, o que facilita o acesso de suas equipes”. Segundo Ivan Todinho, supervisor da FBM, a etapa do Campeonato Baiano em Porto Seguro surpreendeu: “A estrutura é a melhor possível, o terreno é bom, a pista bem desenvolvida, o caminho bem traçado, com dificuldade no nível adequado”.
A Secretaria de Saúde do Município disponibilizou duas ambulâncias, uma delas UTI e uma motolância do SAMU, com equipe para atendimento de urgência. A polícia militar esteve presente, para garantir a segurança do evento.
Porto Seguro poderá sediar novos espetáculos do Cross-country
Esta foi a primeira vez que a competição aportou na cidade. Presente na entrega dos troféus à categoria XC1 e convidado a dar a bandeirada de linha de chegada, o prefeito Abade considerou o circuito um atrativo para pilotos e turistas: “E um incentivo ao esporte e divulga um dos principais destinos turísticos do país. Nosso objetivo é que esse evento permaneça em Porto Seguro. A organização está de parabéns. É um belo espetáculo. E nós estamos preparados para qualquer prova, nacional ou internacional”.
Acompanhe os nomes de quem ocupou os primeiros lugares:
XC 1:Felipe Zanol, de Belo Horizonte-MG
XC 2: Romulo Bottrel, de Belo Horizonte-MG
Categoria Nacional A: Toninho Baiano, de Itabela-Ba
Categoria Nacional B: Ricardo Valiense, de Arraial d’Ajuda-Ba
Over 35: Francisco José Marino, de São Paulo-SP
Over 45: Luigi Colella, de São Paulo-SP
Categoria Novato: Marcos Akio Goto, de Ituberá-Ba
Fonte: Alexandra Soares/Ascom da Prefeitura de Porto Seguro