Espetáculo “Cantos e Encantos do Mar” se apresenta na 15ª Semana Cultural da Baleia Jubarte

Espécie ameaça de extinção, o mero, é o protagonista do espetáculo. Foto Divulgação

Pela primeira vez o espetáculo “Cantos e Encantos do Mar” se apresenta na Semana Cultural da Baleia Jubarte, em Caravelas, que está na sua 15ª edição. A Semana Cultural é uma iniciativa do Instituto Baleia Jubarte e já faz parte do calendário local.

O evento acontece entre os dias 29/10 a 03 /11.

O espetáculo é o resultado do trabalho do Movimento Cultural Arte Manha, na Bahia, parceiro do Projeto Meros do Brasil que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2012.

Baseado na comunicação social e na intervenção artística no processo de educação ambiental, o espetáculo mistura teatro, música e dança para alcançar públicos diversos. A atração tem por objetivo informar e sensibilizar crianças e adultos de forma que o público se reconheça nos elementos culturais apresentados.

Baseadas em práticas de musicalidade tradicionais (estilo quadra e corrida comuns no bumba-meu-boi, samba de roda, capoeira entre outros folguedos populares) as músicas falam não apenas sobre espécies ameaçadas de extinção, mas também dos riscos que muitas outras sofrem, tendo como personagem principal o mero, também conhecido como bodete e canapu na região.

De acordo com o Coordenador das atividades do PMB na Bahia e autor do show, Jorge Galdino, “o espetáculo nasceu dentro da proposta de construir ações associadas às questões da cultura costeira, das comunidades que sobrevivem direta ou indiretamente da pesca, trazendo um olhar crítico e o despertar pelo cuidado dos bens naturais e culturais locais”.

Ainda, nos dias 2 e 3/11, o Projeto Meros do Brasil e promoverá uma exposição com esculturas de madeira produzidas em oficinas do Projeto pelo Grupo Arte Manha.

Sobre os meros: os meros são criticamente ameaçados de extinção pois possuem crescimento lento, atingem grande tamanho, formam cardumes para a reprodução e tem maturação sexual tardia.

Serviço:
Grupo Umbandaum/Movimento Cultural Arte Manha
Quando: 2/11/18
Onde: Quadra esportiva, Praça 15 de Novembro”, Caravelas
Horário: às 21h
Entrada: gratuita

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui