Esperança

“Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção.” (Salmos 130.7)

Ter esperança nos fortalece e alegra. Mesmos em meio às dificuldades, mesmo quando o jogo parece perdido, se temos esperança continuamos a dar o melhor que temos. A falta de esperança nos paralisa. Não vemos sentido algum em fazer o que poderíamos fazer, pois sem esperança nos parece perda de tempo. Sem esperança nos conformamos antecipadamente com a derrota e abrimos mão de qualquer possibilidade que porventura ainda tenhamos. A esperança é algo misterioso. É um tipo de convicção, ainda que suave, que nos leva a preferir a inconformação à conformação. Os fatos dizem “não há saída” mas dizemos “há sim, ainda que não a esteja vendo!”. E então continuamos, fazendo o que acreditamos que devemos. Jeremias declarou: “Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lm 3.26). E isso está registrado num livro chamado Lamentações de Jeremias.

Ele estava vivendo dias difíceis, mas ainda encontrou lugar para a esperança. Ele nos ensina que esperança é também uma escolha. Jeremias disse que procurou lembrar-se de que poderia lhe dar esperança (Lm 3.21-22). E de que se lembrou? Do amor e da misericórdia de Deus, que não tem fim. Essa lembrança lhe deu esperança, e a esperança o fortaleceu. O salmista está nos incentivando a fazer o mesmo. A colocar no Senhor a nossa esperança. Colocar a esperança é confiar. Assim como o profeta, o salmista nos coloca diante do amor de Deus. Deus nos ama e por isso podemos confiar completamente nele e ter esperança. Seu amor é leal, não é como nosso. E tudo Ele poder fazer. Nele há plena redenção! Por causa dele tudo muda. Há um ditado bem conhecido que diz: Uma andorinha não faz verão. Quando a esperança nos habita ele muda: Uma andorinha não faz? Verão!

Colocar no Senhor a nossa esperança sempre nos fará bem. Ainda que Ele não faça por nós o que desejamos, confiando em Deus sempre encontraremos descanso e paz. As decisões que Deus toma a nosso respeito podem nos desagradar, mas todas elas tem como base Seu amor por nós. Independente do quanto creiamos que Deus controla a vida, se totalmente ou parcialmente, se há espaço para nossa autonomia ou se tudo deriva de Sua soberania, jamais entenderemos completamente os rumos da vida. Mas não precisamos entender para viver em paz e nos sentir seguros. Precisamos apenas crer no amor de Deus e colocar nele nossa confiança. Precisamos apenas fazer o que o salmista aconselhou Israel a fazer: Colocar nossa esperança no Senhor. Façamos isso. Diariamente. Por causa de Deus a esperança nunca morre.

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui