Especial Covid-19: prefeita Cláudia Oliveira recebe alta; veja outros destaques do domingo (7)

Boletim do Prado hoje informou o primeiro óbito por covid-19. Foto: Divulgação

A Bahia registra 28.250 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 18,99% do total de notificações no estado. Os óbitos contabilizados no boletim epidemiológico referem-se a um período de 19 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Considerando o número de 28.250 casos confirmados, 12.131 recuperados e 879 óbitos.

Na Bahia, 4.089 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Cidades que atualizaram os números no Extremo Sul

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 330 casos positivos. Destes, 75 já recuperados. São 54 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN. Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: há em Teixeira de Freitas, nesta data, 255 casos ativos.

Até o momento, ocorreram, nas Unidades Municipais de Saúde, 4 óbitos de pacientes com sintomas da covid-19. Apenas um já estava com a doença confirmada: um morador de Prado que estava sendo tratado em Teixeira de Freitas. As demais mortes são de três moradores da cidade, que tiveram material coletado, mas cujos resultados ainda não são conhecidos. Caso os exames confirmem a contaminação pela covid-19, estes casos passarão a integrar a estatística oficial do município para óbitos pela doença, sendo então, sinalizados no Boletim oficial.

Porto Seguro informou em seu boletim neste domingo mais cinco positivos, totalizando 195 casos confirmados de covid-19. Nesta data, 120 pessoas estão em isolamento respiratório e sete internadas.

Sobre Porto Seguro, a prefeita da cidade, Cláudia Oliveira, após oito dias internada devido à covid-19, postou em suas redes sociais um vídeo emocionante agradecendo a Deus pela vitória e por todas mensagens de carinho e força que recebeu.

“Eu estou muito feliz por estar recebendo alta, poder ir pra minha casa, mesmo continuando o isolamento, eu estarei do lado da minha família. Agradecer a Deus por vencer mais uma batalha em minha vida”, disse Cláudia.

Eunápolis – A Secretaria de Saúde informou mais um óbito, agora, são quatro vítimas da covid-19 na cidade, como o paciente que faleceu já constava nos casos confirmados, os outros números ficaram inalterados no município: 222 confirmados e 140 pessoas estão em monitoramento.

Medeiros Neto – boletim divulgado hoje traz sete casos confirmados, destes, quatro estão recuperados. 73 pessoas estão em monitoramento e duas aguardam resultado do Lacen.

Prado segue com 24 casos positivos, 16 ativos e sete recuperados. São 14 pessoas aguardando resultado do exame e 78 em monitoramento com síndromes gripais.

Hoje, o município registrou a primeira morte provocada pelo novo coronavírus. Um senhor de 78 anos, com comorbidades, que estava internado na UTI do hospital municipal de Teixeira de Freitas desde 30 de maio.

Itamaraju realizou hoje um teste rápido que deu negativo para a covid-19, permanecendo com 193 casos confirmados, 137 recuperados, 53 Infectados ainda em recuperação e 03 óbitos.

Itabela – boletim de domingo (7) manteve os 20 casos confirmados, destes, cinco recuperados. Nove pessoas estão aguardando resultado do Lacen-BA e 66 em monitoramento

Jucuruçu, nesta data, tem 71 pessoas em monitoramento; segue sem nenhuma confirmação de casos do novo coronavírus.

Municípios sem atualização

Ibirapuã – até o fechamento desta matéria, a cidade não havia divulgado novo boletim. Ontem (5), informou o total de 29 casos, dos quais, 19 estão recuperados; um óbito também já foi registrado.

Itanhém – sem novo boletim, segue com 20 casos, sendo 04 recuperados.

Mucuri – sem atualização nos finais de semana; até sexta (5), 61 casos positivos; 25 recuperados.

Nova Viçosa – o boletim de sexta-feira, 5, trazia 59 casos, dos quais, 30 recuperados.

Alcobaça – sem boletim no final de semana, na sexta (5), informou o quarto caso da cidade e 22 pessoas em monitoramento, com sintomas gripais.

Caravelas – segue situação de Alcobaça, boletim de sexta trazia três casos positivos.

Lajedão segue sem novos confirmados.

Números no Brasil

O Ministério da Saúde traz, agora, apenas as informações das últimas 24 horas, então, em 6 de junho*, os números eram:

  • 10.209 casos recuperados novos
  • 27.075 casos novos confirmados e
  • 904 óbitos.

*Estes números podem ser atualizados assim que o Ministério da Saúde disponibilizar os dados de hoje.

Neste domingo (7), levantamento junto às secretarias estaduais de saúde trazia os seguintes dados acumulados:

  • 36.499 mortes
  • 691.962 casos confirmados

Universidade Johns Hopkins

Às 20h41, o portal da Universidade Johns Hopkins informava que, no mundo, são 6.979.789 contaminados, 3.130.301 recuperados.

O Brasil, segundo do mundo em casos, ocupa a mesma posição em número de pessoas que venceram a covid-19, são 277.149, conforme o portal.

Nota:

Devido às mudanças ocorridas na maneira de divulgar os números no Brasil, observa-se que no mapa da Universidade eles estão conforme o dia anterior.

Isso ocorre porque a Johns Hopkins utiliza os dados do Ministério da Saúde para atualizar seu quadro, logo, o atraso na liberação dos números oficiais implica nos dados que a universidade divulga sobre o país.

Portal ‘paralelo’ do CONASS

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), que reúne os gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, inaugurou neste domingo (7) um portal “paralelo” para divulgar os dados da pandemia de coronavírus no país.

Segundo a entidade, os dados serão atualizados diariamente até as 18h. Neste domingo, o Brasil atingiu, conforme o CONASS, a marca de 680.456 infectados pelo novo coronavírus, 30.164 novos casos registrados hoje. São 1.116 mortes contabilizadas, totalizando 36.151 óbitos por covid-19 no país. O portal não traz o número de recuperados.

1 COMENTÁRIO

  1. Pra um ser humano da idade dela recebeu alta rápido, estranho né, enquanto os outros seres humanos normais passam de 10 a 15 dias internados.
    Ela deve ter um físico de atleta, além do marido que deve ser um tri atleta pra não ter pego o covid

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui