As escolas da rede estadual de ensino têm até o dia 5 de março para solicitar reserva técnica de livros didáticos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. A novidade é que o acesso será realizado pela plataforma Gov.br, com o mesmo procedimento utilizado nos canais digitais do Governo Federal. A reserva se destina a ajustar a quantidade real de estudantes e as quantidades de livros disponíveis em cada escola, quando o remanejamento de livros não é o suficiente.
O passo a passo para a realização da reserva técnica no sistema do PDDE Interativo pode ser conferido no manual. Estão disponíveis na reserva técnica obras didáticas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental; obras didáticas para o Ensino Médio; e obras didáticas e pedagógicas para a Educação Infantil.
Antes de solicitar a reserva técnica, as escolas devem verificar os livros que ainda irão receber. Todos os títulos destinados a cada escola constam no Sistema de Distribuição de Livros, no link. Vale ressaltar que o prazo para a demanda de livros remanescentes da reserva técnica pelas escolas e secretarias de Educação será até a primeira quinzena de março.
A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, ressaltou a importância do processo de devolução e conservação dos livros didáticos. “É fundamental que as escolas conscientizem os estudantes sobre o uso e a conservação dos livros didáticos. Uma boa alternativa é forrar os livros com plástico. Além disso, ao final do ano letivo, as escolas devem fazer campanhas de devolução dos livros, pois os mesmos são utilizados durante o período de quatro anos”.