Escola Municipal Joaquim José de Almeida promove Feira de Ciências “Tecnologia, sociedade e ambiente”

Escola Municipal Joaquim José de Almeida promove Feira de Ciências “Tecnologia, sociedade e ambiente”. Fotos Divulgação

A Escola Municipal Joaquim José de Almeida, no bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas, foi palco de uma Feira de Ciências com o tema “Tecnologia, sociedade e ambiente”, realizada na última segunda-feira, 26 de novembro. A Feira foi resultado dos trabalhos produzidos pelas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II do turno vespertino.

O evento também teve apresentações musicais dos alunos

Segundo Geovanea Almeida, coordenadora pedagógica do vespertino, a Feira de Ciências é um evento que visa incentivar a produção científica na escola, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de auxiliar na divulgação da Ciência e socialização dos conteúdos apreendidos com a exposição de materiais produzidos no decorrer do ano.

Direção, coordenação e corpo docente se engajaram no projeto

Para a realização do evento, o apoio da direção, na pessoa de Aletes Airam, vice-direção Jairo Gomes e Vânia Martins, foi fundamental para que os organizadores, professores Clarice Jeomonod, Jeová Caracas e Maria Lúcia Lima, desenvolvessem em classe atividades voltadas para o projeto, que teve total engajamento dos alunos.

Das 14h às 17 horas todo o corpo docente e o alunado participaram de uma rica programação, distribuída em salas temáticas.

O 6º ano comandou a Experimentoteca – Brincando com Ciências, que teve demonstrações de: Filtro natural; Vela que levanta a água: dedo mágico; Reação entre água e óleo; Água que muda de cor; Água que inverte as palavras; Ciclo da água; Indicador de pH; Empilhamento de líquidos e muito mais.

As turmas do 7º ano trouxeram seus trabalhos pautados na temática “Quem faz Ciência? Mulheres, negros e indígenas”, através de Maquetes; Livro; Exposição de desenhos e réplicas e experimentos.

O 8º ano apresentou à escola informações sobre Alimentação saudável, de maneira bem lúdica, com tiro ao alvo; Pirâmide alimentar gigante; Mesa de bebidas: chá gelado e sucos de cascas de frutas; Mesa com alimentos e receitas de reaproveitamento total dos alimentos.

Outra turma do 8º ano apresentou o Sistema reprodutor feminino e masculino, com Representação dos órgãos constituintes do corpo humano; Apresentar os sistemas reprodutores masculino e feminino; Métodos contraceptivos; Infecções sexualmente transmissíveis (IST); Fases da gestação, tudo isso com o auxílio didático de banners; Jogos didáticos ; Cartazes; Manequins e Exposição de fotos.

Em outra sala, a terceira turma de 8º ano trouxe os Métodos Alternativos de Plantação e manejo caseiro convencional e hidropônico de leguminosas orgânicas, que possibilitou conhecer os diferentes métodos de plantio bem como entender o processo de germinação de algumas leguminosas; apresentaram o resultado desse plantio já iniciado.

A turma do 9º ano explicou algumas reações com experimentos que atraíram a atenção da galera, como bexiga que enche sem assoprar; Água mudando de cor; Tensão superficial do leite e muito mais.

A culminância do projeto contou com um delicioso lanche coletivo, em que todos puderam comemorar o sucesso da Feira de Ciências, um trabalho exemplar que merece se tornar tradição no Joaquim José de Almeida, bem como ser visto como modelo de ações que dão certo na escola pública, envolvendo o alunado, corpo docente e direção num esforço conjunto para promoção de saber.

O evento também teve apresentações musicais dos alunos.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui