Mais de 15 profissionais da Embasa, dentre corpo gerencial e engenheiros, estão empenhados na manutenção emergencial de parte do trecho da adutora de captação de água que se rompeu durante à noite de ontem, em Teixeira de Freitas. Para a realização desse serviço, foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água em toda cidade nesta sexta-feira (10).
A tubulação, composta por ferro fundido, possui mais de 2 quilômetros de comprimento, 700 milímetros de largura e está posicionada à uma profundidade de 3,5 metros em meio à área de vegetação. Todas essas características do equipamento, somadas à área de difícil acesso e as chuvas ocorridas na região, prejudicaram o rápido acesso das equipes à área que só conseguiram transitar na localidade a partir das 5 horas de hoje (10).
Com o empenho de toda equipe, o serviço encontra-se com 70% de conclusão, e a previsão é seja finalizado ainda no início da tarde de hoje. O abastecimento deverá ser retomado de forma gradativa dentro desse período.
A empresa disponibilizou 3 caminhões-pipas com disponibilidade de 60 mil litros de água, ao total. Um deles já abasteceu o centro presidiário, escolas e creches municipais. O reservatório do Hospital Costa das Baleias, que será inaugurado na tarde de hoje (10), possui 30 mil litros de água e encontra-se em sua capacidade máxima de reservação.